TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Escolar: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

É indiscutível que a ética na vida empresarial deve esta lado a lado e no caso da Schincariol esteve-se bem longe da ética, teve um inicio com muita irregularidade colocando a empresa em uma situação desagradável.

Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual o contador da Schincariol sabendo da consequência que o grupo teria com a sonegação de impostos não orientou os empresários, que iriam infringidos a normas brasileiras de contabilidade, e iludiu a boa-fé de cliente, empregador e terceiros, alterando e deturbando o exato teor de documentos, fornecendo falsa informação e elaborando peças contábeis inidôneas.

Pode-se afirmar que, em razão deste acontecimento não influenciou no crescimento do grupo Schincariol que deu inicio a uma empresa no fundo de um quintal, e obteve uma grande fatia no mercado nacional de 11,5% das vendas de seu produto e seu objetivo de estar inovando a marcar no mercado e atendendo a todo tipo de clientes com sua variedade de produto e qualidade.

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR.

O código de ética do contador vem tendo varias alteração nos últimos tempos para desenvolver suas atribuições legais e regimentais, A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidade a ser aplicado caso necessário.

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL.

Ao exercer a profissão com selo, diligência honestidade e capacidade técnica, podemos observar que o contador da Schincariol deixou de cumprir seus deveres como um contador, causando prejuízo para empresa deixando de apresentar documentos necessários para a fiscalização e os conselhos regionais, e não cumprindo como os programas obrigatórios estabelecidos pelo CFC.

Foram infringidos a normas brasileiras de contabilidade, iludiu a boa-fé de cliente, empregador e terceiros, alterando e deturbando o exato teor de documentos, fornecendo falsa informação e elaborando peças contábeis inidôneas.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS.

Podemos dizer que o contador da Schincariol era conhecedor das normas e não utilizou a ética profissional infringido todo código de ética do contador querendo tirar vantagem da praticas ilícitas e criminosas.

2.3 PENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER.

As penalidades que o contador da Schincariol poderá sofrer e a censura pública, referente à falsidade de documentos e irregularidades de escrituração praticadas no sentido de fraudar as renda públicas podendo ter seu exercício da profissão cassado ou Suspendido por tempo indeterminado.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

O comportamento do grupo Schincariol foi uns dos mais corruptos da historia do Brasil a policia Federal apurou que o esquema criminoso beneficiava empresas ligadas ao grupo Schincariol. As ações se concentraram nas indústrias de cervejas e refrigerantes do grupo tendo uma influencia em toda equipe que faziam negocio com ela indicaram ainda que o grupo Schincariol montou com alguns de seus distribuidores terceirizados um grande esquema de sonegação fiscal de tributos estaduais e federais, utilizando o subfaturamento na venda de seus produtos com o recebimento por fora da diferença entre o real valor de venda e o valor declarado nas notas fiscais.

O grupo Schincariol iniciou sua empresa como o objetivo de crescer sem olhar a consequência começando uma organização de fraudes nos impostos da fabrica, vendendo seus produtos mais barato que a outras empresas e assim obteve um grande crescimento em pouco tempo no mercado, abrindo um motivo pra investigação em seu comportamento para ver se estava dentro das normas que o governo tem para todas as fabricas do Brasil.

Ouve uma liderança que não pensava em outra coisa se não lucro e passando por cima de todos os deveres e obrigação da fabrica como o governo, e motivando as empresas terceirizadas que como ela mantidas negocio a fazer esta pratica ilícita “sonegação de imposto” formando uma rede de corrupção.

Este comportamento levou a empresa a pagar multas por não trabalha da forma correta, e a prisões de todas as pessoas que faziam parte do esquema de fraudes perdendo sua confiança no mercado e o fechamento da fabrica por inúmeras ilegalidades praticadas pela organização da fabrica.

4 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO

O crescimento da empresa Schincariol começou a partir de 1993, quando ouve um crescimento no consumo de cerveja no Brasil chegando a uma media anual de 47 litros por pessoa acendendo a disputa entre os fabricantes, no inicio a Schincariol produzia apenas refrigerantes, como a famosa Tubaína sabor tutti-frutti. Apenas em 1989, a empresa começou a produzir a sua primeira cerveja pilsen, Em treze anos de produção a cerveja Schincariol já havia atingido 9.8% de participação de mercado, incomodando e muito as marcas líderes, algumas das quais extremamente tradicionais.

A redução drástica no ritmo de crescimento das vendas influenciou negativamente na contabilidade da empresa, que tinha feito investimentos maciços em infraestrutura. Estava aceso o sinal de alerta e tinha chegado a hora de promover mudanças radicais se o grupo, então comandado pelo empresário Adriano Schincariol, ainda quisesse continuar a crescer no competitivo mercado brasileiro de cervejas.

O público considerava a Schincariol uma cerveja para pessoas de baixa renda e com qualidade inferior á outras do mercado, para reverter essa rejeição foi preciso criar uma nova cerveja lançamento no dia 1º de setembro de 2003 da cerveja nova schin para disputar mercado com novo produto, o crescimento projetado para dois anos foram atingidas em apenas quatro meses.

A nova Schin conquistou rapidamente importantes pontos em participação de mercado e elevou assim para 11,5% a participação do grupo com apenas um mês de campanha, em dezembro números da pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas de mercado A. Nielsen mostrou a disputa entre o grupo Schincariol e as outras marcas eram muito grandes, pois naquele momento o grupo já havia abocanhado a fatia de 15,2% das vendas, e também obteve mudanças na linha produtiva, investiu-se em logística, com a aquisição de 80 novos caminhões, o que possibilitou a expansão geográfica da nova marca para outras regiões do país.

5 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE

Apesar do grande resultado da Nova Schin ainda não era a cerveja mais vendida da Schincariol, o presidente da empresa, Adriano Schincariol, aposta na expansão e no crescimento forte das cervejas especiais, como as feitas por micro cervejarias, "Essas cervejas têm um crescimento muito maior que a cerveja tradicional, cresce a taxas de 50%, 60% ao ano", diz ele. "As cervejas diferenciadas, a harmonização de cervejas com comida, isso está crescendo muito rápido."

Obtendo informação dos contadores da empresa que poderia expandir mais a fabrica a Schincariol comprou micro cervejarias como a Baden, de Campos do Jordão (SP) e a Devassa, do Rio de Janeiro. Sendo o Brasil um dos poucos mercados do mundo em que 80%, 90% do consumo é de um tipo só de cerveja. Mas isso está mudando.

Passando a Schincariol produzir cerveja orgânica, cerveja de trigo, cerveja com tequila e limão, umas das apostas de expansão feita pelos executivos da Schincariol, O contador da empresa avisa que no final do ano traz aumento do consumo e pode haver oportunidades de emprego, lembrando que, nos últimos cinco anos, a empresa praticamente dobrou seu número de funcionários.

A contabilidade mostrou que o grupo tem 70 anos e já passou por várias crises na sua história, e o empreendedorismo está na natureza do grupo. “Acreditando que nos momentos de crise as coisas evoluem”, a empresa tem hoje um portfólio de 170 produtos, incluindo cervejas, águas, refrigerantes e sucos, a empresa sentiu que era necessário diversificar a oferta de itens. No caso das cervejas, além da mudança de foco que passou a se chamar Nova Schin, agora tendo outros produtos criados, as cervejas de trigo e as com sabor.

6 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRETÉGIAS

O Grupo Schincariol se viu diante de uma oportunidade onde as empresas do ramo de cerveja não estavam conseguindo suprir a demanda nacional assim resolver ingressar no ramo de cerveja, e foi decidido entre o Grupo se basear na estratégia voltada para o preço, para criar um diferencial em relação os concorrentes, que já eram mais populares.

Estavam na fase de introdução, enquanto seus concorrentes estavam na Maturidade. Com isso, o melhor seria apostar no preço diferenciado, pois estavam começando suas experiências na área e o crescimento seria gradativo, o Grupo Schincariol era uma empresa familiar e suas decisões eram centralizadas no presidente José Nelson Schincariol, tendo falha na administração da empresa sendo prejudicada, pois eram limitados os excessos de funções faltava agilidade, tudo dependia do presidente, fazendo com que o mesmo tivesse que se emprenhar em funções que poderiam ser delegadas, ao invés de se concentrar no planejamento estratégico da empresa.

Com seu falecimento, a empresa se viu desmotivada e distanciada do mercado, tendo muitas dificuldades e as vendas cairão, A empresa se viu obrigada a se renovar e seguir novos métodos, O Grupo Schincariol resolveu criar novas marcas de cerveja, Seu valor era mais elevado e direcionado a classes sociais mais altas, não conseguiu chegar aos objetivos que a empresa almejava, e alguns dos motivos foi esforço publicitário insuficiente para desvincular a nova marca da tradicional Schincariol e também por ser de preço mais elevado que a outra marca criada.

Os administradores da Schincariol não usou o código de ética não teve ética profissional para administra a empresa, envolvendo família na administração e deixando alguns valores que a empresa necessitaria para iniciar no mercado com estratégia e pensamentos de crescimento dando valor a seu produto, sem deixar a qualidade de seu produto e publicidade da marcar para trás.

...

Baixar como  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »