TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Custos

Dissertações: Contabilidade Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  480 Visualizações

A contabilidade de custos

A Contabilidade de Custos surgiu com o advento do sistema produtivo, ou seja, com a Revolução Industrial, na Inglaterra, no final do século XVIII. O surgimento da contabilidade de custos aconteceu em decorrência do surgimento de empresas com sistema produtivo, que necessitavam de informações contábeis diferentes daquelas desenvolvidas pelas empresas comerciais da era mercantilista.

O sistema desenvolvido nessa época visava avaliar os custos de transformação de cada processo e da mão-de-obra empregada, com o objetivo de fornecer referência para medir a eficiência do processo de produção. Atualmente a sobrevivência das organizações depende cada vez mais das práticas gerenciais de apuração, análise, controle e gerenciamento dos custos de produção dos bens e serviços, principalmente no atual ambiente de extrema competição.

Importante notar que durante muito tempo se pensou que a Contabilidade de Custos se referia apenas ao custeamento dos produtos e que servia somente às empresas industriais. Todavia, atualmente, esse ramo da Contabilidade é constituído de técnicas que podem ser aplicadas a muitas outras atividades, inclusive, e principalmente, aos serviços públicos e ainda às empresas não-lucrativas.

A Contabilidade de Custos engloba técnicas de Contabilidade Geral e outras técnicas extras contábeis para o registro, organização, análise e interpretação dos dados relacionados à produção ou à prestação de serviços

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com