TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Avançada

Projeto de pesquisa: Contabilidade De Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

Curso de Ciências Contábeis

CONTABILIDADE GERENCIAL

Elieth Aparecida Pereira RA: 4997022801

Graciane Maria Cândido RA: 1191429428

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Série: 7ª A

Professora: Adriana

Indaiatuba (SP)

2014

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................................03

ETAPA 1

Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial...................................................04

Fundamentos de um sistema de informação contábil...............................................................05

Abrangência de um sistema de informação contábil ...............................................................07

Organogramas........................................................... ...............................................................11

Conclusão..................................................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referências de sites e livros......................................................................................................15

INTRODUÇÃO

O Sistema de Informação Contábil atende toda a estrutura organizacional com informações atualizadas, visando às mudanças e potencialidade em respostas precisas e rápidas no ambiente em que a empresa está inserida. A contabilidade fornece informações abrangentes por possui um sistema de banco de dados único que integra toda a estrutura do negócio.

A crescente utilização da Tecnologia da Informação vem diminuindo o tempo de processamento dos dados, traduzidos em novas informações organizacionais, seria impossível controlar, planejar e direcionar sem esse mecanismo.

As pessoas sempre tiveram a necessidade de controlar seu patrimônio, algo que seria impossível sem a aplicação dos registros. Com a evolução tecnológica das últimas décadas, as empresas passaram a ver o Sistema de Informação Contábil como um dos principais recursos no controle e na tomada de decisão, assim, a Ciência Contábil desempenha seu papel informacional nas organizações.

ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL.

A informação contábil precisa atender primariamente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação e planejamento e controle.

Necessidade da Informação

A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores.

O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial. O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e, por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma (retaguarda).

Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil. Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.

Planejamento e Controle

O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários.

Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Além disso, se o sistema de informações gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.

O sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:

I - Níveis empresariais

a) estratégico;

b) tático;

c) operacional.

II - Ciclo administrativo

a) planejamento;

b) execução;

c) controle.

III - Nível de estruturação da informação

a) estruturada;

b) semi-estruturada;

c) não estruturada.

FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade perene dentro de uma entidade. São os seguintes: operacionalidade, integração e custo da informação.

Operacionalidade

O fundamento da operacionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com