TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custo

Exames: Contabilidade De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2012  •  3.696 Palavras (15 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

PERFIL DOS ALUNOS DO 3º SEMESTRE DO CURSO

DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FURB E UNIASSELVI

Edna Wilvert Chiricescu

Maria Julia Reinert

Maycon José Constâncio

Wilson Luiz Filippi Junior

BLUMENAU

2012

Edna Wilvert Chiricescu

Maria Julia Reinert

Maycon José Constâncio

Wilson Luiz Filippi Junior

PERFIL DOS ALUNOS DO 3º SEMESTRE DO CURSO

DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA FURB E UNIASSELVI

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Estatística do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.

Profa. Luciane Zickuhr Tomelin.

BLUMENAU

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

2.1 OBJETIVO GERAL 4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4

3 JUSTIFICATIVA 5

4 DESENVOLVIMENTO 6

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

6 ANÁLISE 9

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

8 REFERÊNCIAS................................................................................................................. 29

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções de registro, controle e orientação dos dados relacionados à empresa.

As qualidades como atenção, disciplina, planejamento, capacidade de trabalhar em equipe são habilidades que o profissional contábil deve desenvolver para poder se destacar no competitivo mercado de trabalho. Para que o contador possa orientar com eficácia o cliente que deposita nele sua confiança é necessária que adquira todos os conhecimentos técnicos e legais pertinentes à área de atuação.

O profissional de contabilidade evoluiu, tanto que a busca por profissionais qualificados nesta área cresceu muito nos últimos tempos, e os campos de atuação são bastante diversificados.

Nesse sentido, o curso de Ciências Contábeis forma um profissional para atuar como diretor de controladoria e finanças, controller, gerente de contabilidade e impostos, gerente de auditoria, gestor de planejamento tributário, contador de instituições públicas e privadas, auditor interno e externo, fiscal de tributos federal e estadual, auditor do tribunal de contas, perito contábil, empresário de serviços contábeis, consultor de empresas, entre outros.

Este trabalho busca investigar e comparar o perfil dos estudantes do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau e Uniasselvi- Centro Universitário Leonardo da Vinci, futuros bacharéis em Contabilidade.

O problema da pesquisa está sendo discutido pelos acadêmicos pesquisadores na disciplina de Estatística da 3ª fase da graduação do Curso de Ciências Contábeis da FURB. A estatística é a área da Matemática que coleta analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, e econômicos e sociais. Será com base nos recursos estatísticos que os acadêmicos farão conclusões referentes ao tema pesquisado.

A proposta é utilizar a base teórica aprendida em sala na elaboração deste projeto. Inicialmente serão apresentados os objetivos geral e específicos que norteiam a pesquisa. Em seguida, a justificativa do tema escolhido para a pesquisa; a forma como o trabalho foi desenvolvido; a fundamentação teórica, a análise e interpretação dos dados em relação aos gráficos elaborados através das respostas coletadas e a conclusão da investigação.

2 OBJETIVOS

Os objetivos do trabalho de Estatística foram divididos em termos de objetivos gerais e específicos.

2.1 OBJETIVO GERAL

Investigar e comparar o perfil dos acadêmicos do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior FURB e Uniasselvi.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Observar a diferença do perfil entre os estudantes do 3º semestre do Curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior FURB e Uniasselvi;

b) Conhecer os interesses na escolha do curso, as expectativas e satisfação dos alunos quanto ao curso e o modo que o estudante de Ciências Contábeis concilia o trabalho com o estudo e o lazer;

c) Analisar os dados coletados, as principais características dos alunos e interpretá-los através de tabelas e gráficos.

3 JUSTIFICATIVA

O atual ambiente operacional das empresas, caracterizado por acirrada concorrência, tem exigido de todos os seus colaboradores um repensar sobre a postura e procedimentos até então adotados pelos gestores. Os contadores também têm sido exigidos a ampliar suas habilidades para atender de forma eficaz as demandas desse novo ambiente. Habilidades pessoais, entendimento do negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com