TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custo

Exames: Contabilidade De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  4.216 Palavras (17 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 17

Desafio de Contabilidade de Custo

Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Contabilidade de Custo do curso de Administração, tendo como Professor Tutor Heitor Morel.

Guaíra - Paraná

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................04

2. CONCEITOS.......................................................................................................05

3. PRODUTOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA Showdog Ltda.....................06

4. GESTÃO DE CUSTO.........................................................................................09

5. PRÁTICAS SOBRE CUSTOS DE PRODUÇÃO...............................................10

6. DISTRIBUIÇÃO DOS CUSTOS INDIRETO DE FABRICAÇÃO...................11

7. DISTRIBUIÇÃODOS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS...........................12

8. ELABORAÇÃO DO DEMONSTRATIVO SOBRE A MARGEM

9. DECONTRIBUIÇÃO..........................................................................................13

10. CONCLISÃO......................................................................................................15

11. REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Com o advento da revolução industrial a proliferação das indústrias e o surgimento das máquinas e da produção em grande escala, a função do contador tornou-se mais complexa, pois os dados para valorizar o estoque também eram mais complexos, uma vez que as compras de mercadorias foram substituídas por compras de matérias primas e utilizavam favores de produção que as transformavam em produtos destinados à venda.

A contabilidade de custo “é o ramo da Contabilidade Financeira que utiliza técnicas específicas para identificar, classificar e registrar os custos ligados diretamente à produção de bens e/ou Serviços”. (Marcos Freire Guimarães).

A contabilidade de custo é aplicada principalmente no comércio na indústria e na prestação de serviço, no desenvolvimento deste trabalho vamos entender um pouco mais dessa área, realizando lançamentos de compras com base em listas de matéria- prima identificando práticas de custo de Produção principalmente no que diz respeito aos seus cálculos.

Ao fim teremos uma boa visão sobres sobre todos os tipos de custos de produção, e demonstrar o quanto é importante ter conhecimento de uma análise gerencial de custo, parâmetros de lucratividade e equilíbrio financeiro.

2. CONCEITOS

Produção

É a transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados para produzir o bem ou serviço final, essa forma de combinação é chamada de processos ou métodos de produção.

• Gastos.

Compreende todo e qualquer pagamento ou recebimento de ativos, custos ou despesas.

Investimento:

São os gastos efetuados em ativo ou despesas e custos que serão imobilizados ou deferidos. São todos os gastos na aquisição de bens e serviços que venham a gerar benefícios futuros em função de sua vida útil..

• Custos.

São gastos com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços; é todo e qualquer gasto relativo 'a atividade de produção.

São gastos efetuados pela empresa que farão nascerem os seus produtos.

Portanto, podemos dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, que só pode ser reconhecido como tal, no momento que os fatores de produção ( bens e serviços ) forem efetivamente utilizados na produção , gerando um novo bem ou executando um novo serviço.

• Despesas.

São os gastos com bens e serviços que não fazem parte do processo produtivo, sendo consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.

• Desembolso.

É o ato financeiro de pagar uma divida um serviço ou um bem ou direito adquirido. É a execução financeira dos gastos e investimentos da empresa, podendo ocorrer no momento do gasto, que são os pagamentos á vista, ou após o gasto, que são os pagamentos a prazo.

Pagamento é o desembolso resultante da aquisição de bem e serviço.

• Perda.

É o consumo de um bem ou serviço de forma anormal e involuntária. As perdas não podem ser confundidas com as despesas, uma vez que estas representam um sacrifício para se obter receita. A perda não apresenta esforço algum como característica geral da receita.

No entanto , assim como as despesas, as perdas são lançadas diretamente na conta de resultado do período da empresa.

As perdas normais de matéria-prima no processo de produção são consideradas custo de produção do período

3. PRODUTOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA Showdog Ltda.,

Produto Hot-dog: uma unidade de pão de hot-dog (tipo bisnaga), uma unidade de salsicha de carne bovina, 40 gramas de molho de tomate pronto, uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Produto Hot-chicken: uma unidade de pão de água (tipo francês), uma unidade de salsicha de carne de frango, 50 gramas de molho rose (uma combinação de molho branco e molho de tomate vermelho), uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Lançamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com