TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custo

Dissertações: Contabilidade De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

2 – Desenvolvimento – Etapa 1

2.1 – Passos 1,2 e 3 - Medidas de Desenvolvimento Econômico

Existem diversos tipos de indicadores para se medir o fator de desenvolvimento econômico no mundo. Dentre eles: O Produto Interno Bruto(PIB), Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH).

Produto Interno Bruto (PIB)

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. O PIB é um dos indicadores mais utilizados, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real.

PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB per capita

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

PIB do Brasil no 1º trimestre 2013 (em relação ao 4º trimestre de 2012)

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 29 de maio de 2013, o PIB brasileiro no 1º trimestre de 2013 cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. Foi um fraco crescimento econômico, porém acima do 0,1% do 1º trimestre de 2012. Em valores correntes, o PIB brasileiro atingiu R$ 1,110 trilhão (US$ 541 bilhões - cotação de 29/05/13). No acumulado dos últimos quatro trimestres o PIB subiu 1,2%.

O setor da economia brasileira que mais cresceu foi o de agropecuária, com alta de 9,7%. A indústria apresentou uma queda de 0,3%, enquanto o setor de serviços apresentou desaquecimento, crescendo apenas 0,5%.

Outros dados apresentados pelo IBGE relativos ao PIB do 1º trimestre de 2013: importações de bens e serviços (crescimento de 6,3%), Investimentos (crescimento de 4,6%), consumo das famílias (crescimento de 0,1%), consumo do governo (0%) e exportações de bens e serviços (queda de 6,4%).

Variação do PIB dos países no 1º trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior (comparativo)

- China: 1,6%

- Indonésia: 1,41%

- Coreia do Sul: 0,9%

- Japão: 0,9%

- Brasil: 0,6%

- Estados Unidos: 0,6%

- Chile: 0,5%

- México: 0,5%

- Reino Unido: 0,3%

- Alemanha: 0,1%

- França: -0,2%

- Portugal: -0,3

- Espanha: -0,5%

- Itália: -0,5%

Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de concentração de qualquer distribuição estatística.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz - um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Cálculo e análise do Índice de Gini

α

G= ------

α + β

O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade.

Define-se, assim, um coeficiente que varia de 0 a 1. O coeficiente igual a 0 (zero) corresponde à completa igualdade de renda ( em que todos têm a mesma renda ). Quanto mais próximo de 1 for o coeficiente, maior será a desigualdade na distribuição de renda, e um resultado igual a 1 corresponde a completa desigualdade (em que uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).

Representação gráfica do Coeficiente de Gini. O eixo horizontal representa a porcentagem de pessoas , e o eixo vertical, a porcentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda, o coeficiente de Gini = a / (a + b)

A Curva de Lorenz

A curva de Lorenz é uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:

a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

A curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100 ,100). Se a renda for distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidira com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100 ,100). Essa linha é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa uma situação hipotética na qual todos têm o mesmo rendimento. Na situação oposta, na qual existisse uma desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoas detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até o ponto (100,100), e iria até o ponto (100,100).

Em geral, essas são situações extremas. O que comumente se tem é uma curva e situação intermediaria. Quanto maior a distância entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.

Índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com