TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Ensaios: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos é geradora de importantes informações para a gestão dos negócios, tanto para aspectos de controle, como para tomadas de decisões. Com o advento da revolução industrial a proliferação das industrias e o surgimento das máquinas e da produção em grande escala , a função do contador tornou-se mais complexa , pois os dados para valorizar o estoque também eram mais complexos, uma vez que as compras de mercadorias foram substituídas por compras de matérias primas e utilizavam favores de produção que as transformavam em produtos destinados à venda.

ETAPA 1

O mercado de cosméticos e produtos de higiene vem se sofisticando ainda mais ao aliar conforto, tecnologia e praticidade.

Partindo do princípio de que perfumes e sabonetes são produtos que agradam a maioria das pessoas, portanto é um investimento garantido, quando bem administrado, nasce A ICC – Indústria de Cosméticos Cupuaçu Ltda., uma empresa brasileira de cosméticos que prima pela excelência de seus produtos, tendo como objetivo principal a satisfação completa de seus consumidores. Buscando a melhoria contínua, tem investido em equipamentos de alta tecnologia.

Contamos com um Planejamento Mercadológico focado numa ampla estratégia de identificação de seus produtos com figuras em destaque na mídia, garantindo desta forma uma maior adesão e fidelidade às marcas criadas. Os produtos serão posicionados às classes sociais B e C, utilizando- se de canais de venda amplamente disseminados para este tipo de público, como por exemplo, grandes redes de supermercados, grandes redes de magazines e drogarias.

As pesquisas realizadas apontam um potencial de mercado bastante promissor para este ramo de atividades. Estamos falando de uma população alvo ao redor de 5 milhões de pessoas pertencentes às classes B e C, sendo que estimamos a participação da ICC em 2,1% deste total.

O investimento inicial feito foi de R$ 2.500.000,00 que serão necessários para o pagamento do aluguel da fabrica, compra de maquinário para a fabricação do produto, mobília da parte administrativa, despesas funcionais e administrativas, montagem do laboratório e compra de equipamentos para o dia-a-dia da empresa.

Dada a dificuldade de se visualizar uma entidade como um todo, surge a necessidade de apresentá-la num gráfico, que mostra, de forma imediata, as relações funcionais, os fluxos de autoridade e responsabilidade e as funções organizacionais da empresa.

A empresa, ICC Indústria de Cosméticos Cupuaçu – Ltda., apresenta o seguinte Organograma:

DESCRIÇÃO HIERARQUICA DA EMPRESA

Atualmente a “ICC – Indústria de Cosméticos Cupuaçu – Ltda.” conta com um número de 84 funcionários; incluído nesse quadro funcional desde o Diretor Geral da empresa, os diretores de departamento, os chefes de setores até funcionários dos respectivos setores e estão distribuídos da seguinte forma:

DIRETORIA GERAL

A Diretoria Geral é a autoridade que comanda a organização, centraliza- se no topo do organograma e é lá que são tomadas as decisões de planejamento da empresa, coordenação de atividades e todas as ações de melhoria. Ela é composta pelo diretor geral que dirige, coordena e controla todas as atividades da empresa, tomando as decisões junto aos diretores de departamento e chefes de setores diretos; e para auxiliá-lo com os compromissos do dia-a-dia, conta com uma secretária diretamente ligada a ele.

DIRETORIA INDUSTRIAL

A área Industrial da empresa é responsável por toda produção, que transforma os insumos (matérias-primas, pessoal, tecnologia, máquinas, e outros recursos) em saídas (produtos ou serviços) da organização. A função da produção é central para a organização, pois produz os bens que são a razão de sua existência. Nesse setor encontra-se os funcionários responsáveis pela manutenção de todo o equipamento utilizada na produção, bem como engenheiros empenhados na descoberta de novas formulas para aperfeiçoar o produto final. Ela é composta por seu diretor que é responsável pela administração de toda a linha de produção da empresa, bem como a manutenção de equipamentos e o desenvolvimento de novos produtos; conta com o auxilio de seu chefe no setor de Produção, que é responsável por mais 12 funcionários, de seu chefe no setor de Manutenção, que é responsável por mais 03 funcionários e de seu chefe de Engenharia que tem responsabilidade por mais 02 funcionários.

DIRETORIA DE MARKETING

A área de Marketing trata de uma atividade direcionada para o atendimento e satisfação das necessidades e desejos do consumidor. Tem como objetivo analisar o cenário mercadológico, a concorrência, e determinar as estratégias, utilizando meios e métodos disponíveis para se alcançar os objetivos estipulados pela diretoria. Em suma, através do planejamento estratégico, desenvolvimento e conquista de novos clientes, busca por meio de pesquisas o aumento da demanda de produtos e de novos mercados. Ela é composta por seu diretor que coordena e controla atividades de marketing, desenvolve planos para atender clientes e elabora o planejamento estratégico da empresa, auxilia na formação de preços, nas vendas além de gerenciar as atividades de coordenação de pesquisas de mercado para atender o publico alvo; conta com o auxilio de seu chefe no setor de Vendas, que é responsável por mais 06 funcionários, de seu chefe no setor de Promoções, que é responsável por mais 02 funcionários e de seu chefe no setor de Pesquisa que tem responsabilidade por mais 04 funcionários.

DIRETORIA DE FINANÇAS

A área de Finanças é encarregada da administração dos valores da empresa, buscando a melhor utilização do capital e procurando obter lucro do seu uso. As áreas de contas a pagar, a receber e caixa são responsáveis por todos os controles dos movimentos financeiros da empresa, sejam eles os pagamentos aos fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com