TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Trabalho Escolar: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 2

1. CRITÉRIO DE RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS

Custos Indiretos só podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, isto é, fica mais conveniente, contabilizar esses produtos de modo geral, do que especificar um projeto para os controles dos mesmos, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão de comportamento de custos, etc.

Todas estas formas de distribuição contem, em menor ou maior grau, certo subjetivismo; portanto, a arbitrariedade sempre vai existir nessas alocações, sendo que as vezes ela existirá em nível bastante aceitável, e em outras oportunidades só a aceitamos por não haver alternativas melhores. Para a alocação dos Custos Indiretos de Produção é necessário proceder a uma análise de seus componentes e verificações de quais critérios melhor relacionam esses Custos com os Produtos.

É necessário que o profissional que decide normalmente sobre a forma de apropriação dos Custos conheça detalhadamente o sistema de produção. O desconhecimento da tecnologia de produção pode provocar aparecimento de impropriedades de vulto na apuração de custos.

Formas de Rateio – Rateio Direto.

É a forma mais simples. Faz uso de cálculos elementares e é amplamente utilizada.

Trata-se de uma forma direta de segregar os recursos consumidos pelos objetos principais de custos em determinado estágio de sua ocorrência. Tal forma consiste na distribuição das parcelas dos custos em cada uma das funções principais do estágio final de sua execução dos quais se deseja apurar o custo. Podem ser citados como exemplos o custo indireto de energia elétrica para iluminação da fabrica, que deve ser rateado diretamente em cada uma das diferentes funções que utilizam este recurso, sejam elas auxiliares da produção, sejam os próprios produtos ou serviços elaborados proporcionalmente em função da área ocupada.

Na forma de rateio em cascata, por qualquer dos modos de ordenação dos órgãos e dos custos, uma vez efetuada a alocação do custo de um dos órgãos de apoio, ele fica zerado e não ocorre mais retorno.

Os rateios dos custos indiretos de fabricação aos produtos são feitos proporcionalmente em função da medida escolhida como parâmetro de rateio

Aplicando-se essa forma, a taxa será expressa em unidade monetária e corresponderá ao valor médio dos CIF por unidade, conforme a base de rateio escolhida. Importante enfatizar que, no caso em questão, o denominador da divisão deverá ser o total da medida escolhida para rateio. Se a medida for hora máquina, deve-se levantar o total das horas trabalhadas pelas máquinas no período; se for numero de empregados, deve-se levantar o total dos empregados que trabalham na fábrica e/ou nas aulas objeto de calculo.

Taxa em porcentagem

Nesse caso, a taxa poderá ser apurada por meio de regra de três simples, relacionando o total da medida escolhida em unidade monetária, quantidade ou outra grandeza qualquer com o total dessa mesma medida por produto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livro – Contabilidade de Custos , Editora Atlas – Eliseu Martins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com