TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Artigos Científicos: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Ponto de Equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro.

No mercado atual, a competitividade é um fator essencial para qualquer empresa alcançar o sucesso. Para isso é importante identificar e desenvolver ferramentas gerenciais extremamente eficazes, pois assim podem alcançar a estabilidade e atender as crescente exigências do mercado. É nesse ambiente que surge a necessidade de um correto ponto de equilíbrio para facilitar a análise da organização e irá ajudar os gestores no processo de tomada de decisão. O ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade. Ponto de equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa deve atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro nesse ponto. Ponto de Equilíbrio é “o ponto em que o total da margem de contribuição da quantidade vendida/produzida se iguala aos custos e despesas fixas.” Levando-se isto em conta podemos concluir que o ponto de equilíbrio nos mostra a quantidade mínima a ser produzida ou vendida para que o valor alcançado seja equivalente aos custos gerados. O valor cobre os custos variáveis e o total dos custos fixos. Sendo assim análise de equilíbrio é o processo de calcular as vendas necessárias para cobrir os custos de forma que os lucros e prejuízos sejam iguais a zero.

Ponto de Equilíbrio Contábil

O Ponto de Equilíbrio será obtido quando a soma das margens de contribuição totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixos. Esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo.

Podemos também dizer, que o Ponto de Equilíbrio Contábil representa o ponto de ruptura contábil, sendo utilizado para avaliar os níveis de produção no sistema fabril.

PEC = Custo Fixo Total .

Custo Variável/unit -1

Preço de Venda/unit

Ponto de Equilíbrio Econômico

Para se obter o Ponto de Equilíbrio Econômico é necessário que a margem de contribuição total cubra os custos e despesas fixos e ainda proporcione um lucro mínimo desejado.

Qualquer empresa persegue um lucro mínimo representado pelo custo de oportunidade do investimento feito pelos sócios, ou seja, um lucro mínimo que compense o investimento realizado.

PEE = CFT + Lucro Mínimo .

Custo Variável/unit -1

Preço de Venda/unit

Ponto de Equilíbrio Financeiro

Ocorre de nem sempre os custos e despesas fixos serem desembolsáveis, como é o caso das depreciações. Assim, pode ocorrer de, mesmo abaixo do ponto de equilíbrio contábil, ser possível à empresa arcar com seus encargos que exigem desembolso.

O Ponto de Equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com