TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Casos: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  3.530 Palavras (15 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Cintia Dorneles

Itauana Fernandes dos Santos

Jaqueline Pisoni Lodi

Vitor Bonetti

TEORIA DA CONTABILIDADE

23/11/2012

SÃO BORJA

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Cintia Dorneles - 392194

Itauana Fernandes dos Santos - 352504

Jaqueline Pisoni Lodi - 358053

Vitor Bonetti - 353771

TEORIA DA CONTABILIDADE

Profa. Ma. Maria Leite Kirchner

ATPS – Atividade Prática Supervisionada apresentada a disciplina de Teoria da Contabilidade no curso de Administração à distancia da Universidade Anhanguera –Uniderp.

Tutor Local: Joicemar Soares da Luz

Pólo Presencial: São Borja

SÃO BORJA

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

2. ETAPA 01....................................................................................................................04

3. ETAPA 02....................................................................................................................07

4. ETAPA 03....................................................................................................................10

5. ETAPA 04....................................................................................................................14

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................17

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................18

1. INTRODUÇÃO

São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.

Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os Princípios Fundamentais de Contabilidade os quais estudaremos mais detalhadamente no trabalho exposto.

2. ETAPA 01

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Esta ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. Naquele tempo não havia o crédito, ou seja,estas atividades de compras, vendas e trocas eram à vista. As cobranças de impostos na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano de 2000 a.c.

À medida que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200a.c.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros e as despesas compreendidas nos itens salários,perdas e diversões.

A evolução da ciência contábil primeiramente se deu através da contabilidade do mundo antigo iniciando com as primeiras civilizações e foi ate 1202 da Era Cristã. Nessa época,a contabilidade empírica pelo homem antigo já tinha como objeto o patrimônio. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar. O inventário exercia um papel importante, pois a contagem era o método para o controle de bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra “conta” designa o agrupamento de itens da mesma espécie.

Os egípcios,ao que tudo indica,foram os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usaram como base uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada “Shat”.Na Bíblia há interessantes relatos bíblicos sobre controles contábeis,um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16,versos 1 a 7:o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores.

A contabilidade no período medieval teve início na Itália, em 1202 e foi publicado o livro “Liber Abaci”,de Leonardo Pisano.Estudavam-se na época técnicas matemáticas, pesos e medidas,câmbio,etc. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos,surgindo como conseqüência das necessidades da época,o livro caixa,que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro.Surgiram na Itália o método das Partidas Dobradas. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo então, o livro da Contabilidade de Custos.

O aparecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com