TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Trabalho Escolar: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO - FLORIANO-PIAUI

CURSO - BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

DISCIPLINA - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

PROFESSOR - MSC. Glenda Soprane

PROFESSOR PRESENCIAL-PEDRO STANLEY

CONTABILIDADE DE CUSTOS

ACADEMICOS

FLORIANO (PI), 14 DE JUNHO DE 2012.

ATPS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

TRABALHO APRESENTADO AO PROJETO INTERDISCIPLINAR DO 5° PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP / POLO DE FLORIANO PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: PEDRO STANLEY.

INTRODUÇÃO

O desafio consiste na elaboração completa de um ciclo de produção de uma empresa industrial, que utiliza o “método absorção” para a determinação do custo unitário de produção.

A resolução n.79 anexo 1, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 28 de agosto de 2000, com o intuito de atualizar as normas e procedimentos referentes ao registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, define cosméticos, produtos de higiene e perfumes. Pela definição são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo e principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado”. Essa definição inclui rodutos como cremes para pele, loções, talcos e sprays, perfumes, batons, esmaltes de unha, maquiagem facial e para os olhos, tinturas para cabelos, líquidos para permanente, desodorantes, produtos infantis, óleos e espumas de banho, soluções para higiene bucal, bem como qualquer material usado como componente de produtos.

Palavras-chave: Indústria da beleza. Estratégias. Crescimento.

Uma fábrica de Cosméticos atua no mercado buscando novas oportunidades para assim continuar à frente da concorrência. Este é o dilema que a maioria das empresas enfrenta neste exato momento.

Além disso, se preocupa com espaço para redução de custos em curto prazo e, assim, implementaram várias ações para eliminar desperdícios e otimizar seus processos e a estrutura organizacional.

Empresas que não priorizarem a inovação em seu modelo de negócios não conseguirão sobreviver em um longo prazo.

Para isso, a organização cria as condições necessárias para que todos empreendam, em todos os níveis. Isto ocorre a partir de uma visão de negócios alicerçada em valores bem definidos e que priorizem o trabalho em equipe e a meritocracia.

Sendo assim uma Indústria de Cosméticos busca atingir um leque variado de clientes comercializando seus produtos em lojas, farmácias, drogarias, supermercados, mercearias, revendedoras, distribuidoras etc.

Sem necessitar de instalações ou equipamentos sofisticados, e com alguns cuidados para o manuseio e armazenamento, podem fabricar preparações para a pele, como sabonetes, cremes, loções, géis; e para os cabelos como shampoos e condicionadores, e vários outros.

A formulação de um produto cosmético é composta de vários itens, com diferentes matérias-primas. Cada uma delas desempenhando uma função, como os corantes, conservantes, emulsificantes, princípios ativos, entre outros. Esses últimos são responsáveis pela ação característica de cada cosmético; por exemplo, há cosméticos com ação adstringente, hidratante, anti-inflamatória. Além disso, podem ser de origem vegetal, animal ou biotecnológica. O fabricante é responsável pela qualidade dos produtos por ele elaborados, assegurando que são adequados aos fins a que se destinam. Todas as etapas devem ser orientadas ao pessoal competente e habilitadas, além de possuir espaço adequado, equipamentos e instalações suficientes.

A empresa compõe- se de encargos funcionais e hierárquicos. Pode- se observar a estrutura organizacional baseada em processos, além de uma visualização no organograma. Isso facilita o processo de aperfeiçoamento contínuo e também a identificação de todos os custos da empresa. Assim dividimos em quatro processos:

1) Executivo: são tomadas as decisões de planejamento da empresa, coordenação de atividades e todas as ações de melhoria;

2) Apoio: neste processo entra a tecnologia da informação, o departamento financeiro, a contabilidade e o recursos humanos;

3) Operações: áreas de compras e vendas;

4) Controle: abrange desde informações disponibilizadas para o mercado, aproveitamento de oportunidades e o desenvolvimento de planos de melhoria.

As principais características organizacionais que uma indústria apresenta são:

Divisão de trabalho: procura decompor um processo complexo em uma série de tarefas. Assim, a divisão de trabalho possibilita uma maior especialização e detalhamento das tarefas a serem executadas, melhor eficiência e eficácia, maior produtividade e rendimento de todos os funcionários com uma consequente redução dos custos.

Hierarquia: a empresa possui uma hierarquia dividida em:

Nível decisório: Diretor - presidente da empresa.

Nível intermediário: Composto pelos gerentes das áreas comercial, finanças, suprimentos, administração em RH e exportação.

Execução das tarefas e operação: composta pelos demais funcionários da empresa.

Centralização das Divisões: a autoridade que comanda a organização centraliza-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com