TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Casos: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE DE CUSTOS

A contabilidade de custos nasceu juntamente com o advento da Revolução Industrial, ate então só existia a Contabilidade Financeira que era própria para Era Mercantilista; com o crescimento das empresas industriais voltando à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. Surgiu para resolver os problemas para levantamento dos estoques e apuração do resultado.

Com o passar dos tempos foram surgindo grandes corporações, inclusive de multinacionais que necessitavam de estabelecer teorias e praticas contábeis que permitissem correta interpretação de informação, onde seus interessados pudessem ter acesso claro e confiável em qualquer parte do mundo.

A contabilidade de Custos acabou por passar nessas ultimas décadas de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais.

Conceito e Classificação de Custos:

Custos são gastos que a empresa realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando ou apenas revendendo, e o de cumprir com o um serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a empresa foi criada. Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.

Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros.

Alguns custos são facilmente identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos. Alguns acompanham o volume de produção ou vendas, outros não tem nada a ver com o volume de produção ou vendas.

Os principais tipos de Custos são: Custo Direto e Indireto, Fixo Ou Variável

Custo Direto e Indireto:

Direto: são aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, devem ser identificados especificamente para cada produto.

Exemplo: matéria-prima e mão-de-obra.

Indireto: são aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar a cada produto.

Exemplo: Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, salário do chefe de produção, IPTU, etc.)

Custos Variáveis:

São gastos necessários à produção e diretamente variáveis com o volume de produção. Quanto maior ela for, maior será o custo. Os custos diretos são sempre variáveis, mas nem todo custo variável é direto.

Exemplo: numa fábrica de móveis, a madeira é uma matéria-prima para a produção e é um custo direto, pois, quanto maior for minha produção de móveis, maior será o custo com madeiras.

Custos Fixos:

São gastos necessários à produção de bens ou serviços e passíveis de mudança de valor, mas não acompanham o volume de produção, por isso são considerados fixos em relação ao volume.

Exemplo: se a fábrica de móveis estiver funcionando em um galpão alugado, o gasto com aluguel do galpão é um custo fixo, pois é necessário para que se possam produzir os móveis, mas independe do volume que se produza nesse galpão. Logicamente, o aluguel pode mudar de valor em decorrência de um reajuste contratual, mas continua sendo um custo fixo.

Segue abaixo o a contabilidade de custos da industria alimentícia Showdog

LANÇAMENTO DE COMPRAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com