TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Trabalho Escolar: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 20

ETAPA 1

PASSOS

Passo 1

Elaborar, em grupo um relatório que apresente:

a) As definições (o que é) e os tipos de Planejamento.

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

b) Fazer uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis de sua unidade.

Nesta comparação de tipos de planejamentos, usamos idéias dos seguintes autores: Idalberto Chiavenato, Patrick j. Montana, Bruce H. Charnou e Margarida Maria Krohling Kunsch.

Já se pensou em uma empresa que não se organiza e que tem ações no seu momento atual sem pensar no futuro? Uma catástrofe! É isso o que seria das empresas se não houvesse o planejamento.

O planejamento nada mais é, do que a forma de organizar ações de forma que se possibilite ter visões sobre suas respectivas áreas que poderão ser afetadas por uma mudança, seja ela na sua parte operacional, financeira, ou até mesmo pelo ponto de vista de seus clientes.

Vamos por aqui, o planejamento como uma ferramenta administrativa então, porem, ela serve em nossa dia-a-dia e às vezes a usamos sem perceber, por exemplo, se deseja fazer uma viagem para a praia é necessário escolher a praia, a data, se vão de carro ou de ônibus, quais pessoas iram, o que levaram, onde ficaram entre vários outros detalhes. Depois é necessário reservar uma casa, comprar apetrechos, e só então é que se irá desfrutar de seu “planejamento”.

Na maneira administrativa, vemos essas etapas por níveis do planejamento, que são: o nível estratégico, o operacional e o tático.

c) Referencia Bibliográficas

Idalberto Chiavenato

 Autor de mais de 30 publicações na língua portuguesa;

 Autor de 17 livros em espanhol, sendo o escritor brasileiro com o maior número de publicações na língua espanhola;

 Referência nacional em Administração e Recursos Humanos;

 Consultor, Professor e Conferencista das principais Universidades de administração do Brasil, Espanha e América Latina;

 Possui dois títulos Honoris Causa no exterior em contribuição à área de Recursos Humanos;

 Seus livros são best-sellers no mercado de administração;

 Na área de Administração e Negócios, do site Submarino, para livros universitários, quatro livros de Chiavenato estão na lista dos 10 mais vendidos. O mesmo se repete no site da Editora Campus, na qual os livros de Chiavenato estão entre os 10 livros mais vendidos nesta área de Administração;

 As principais universidades brasileiras de Administração indicam os livros de Idalberto Chiavenato, que acaba fazendo parte do currículo do aluno. Só pra se ter uma idéia, o Título Teoria Geral da Administração é o livro universitário mais vendido na área de Administração.

Passo 2

1. Analisar criteriosamente os artigos:

a) Veja o futuro antes dos outros do Prof. Roberto Shinyashiki disponível no site: “Planejamento estratégico”

b) O desafio do administrador do futuro do Prof. Paulo Barreto dos Santos no site: “Artigos.com”

2. Discutir com seu grupo sobre os resultados do estudos dos passos 1 e 2 e fazer nas Considerações Finais um confronto entre a mensagem dos Professores Shinyashiju e Sabtis e o conteúdo pesquisado sobre Planejamento.

A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.

O novo perfil do líder é ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. Recorre-se a vários especialistas: homens de negócios, headhunters, psicólogos, acadêmicos. Em seguida, navegamos o mar de estereótipos que já se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, é consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupação dos executivos atuais quer e precisa de tudo ao mesmo tempo.

Planejamento:

O planejamento possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com