TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Orçamento público

Trabalho Universitário: Contabilidade E Orçamento público. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃOÀ DISTÂNCIA

POLO DE FEIRA DE SANTANA BA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTABILIDADE ORÇAMENTÁRIA

PROFESSORA: ALESSANDRE OLIVEIRA FERREIRA

TUTOR: JORGE ANDRÉ

CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO

Antônio Jânio de Almeida Gomes - RA387404

João Batista Rodrigues dos Santos - RA403283

Marilda Queiroz Amorim Da Costa - RA 352167

FEIRA DE SANTANA

2014 

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 3

2. BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BA........3 3. ORÇAMENTO PREVISTO PARA 2011...............................................................................5 3.1 ORÇAMENTO POR HABITANTE....................................................................................6 3.2. ORÇAMENTO PÚBLICO.................................................................................................6

4. MODALIDADE DE LICITAÇÃO DA AQUISIÇÃO OU CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO..................................................................................................................................115. CONCLUSÃO......................................................................................................................13

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA......................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Atualmente podemos perceber o crescente interesse da população em ver o orçamento de suas cidades, a cada dia que passa vemos pessoas preocupadas em saber como está sendo distribuída as verbas destinadas a seus municípios e até mesmo dando sugestões a respeito do que pode ou não ser feito com o dinheiro destinado a melhoria do mesmo. Esses dados que são colocados a disposição da população para acompanhar os gastos público, é sem dúvida a forma mais eficaz de fiscalizar o destino que tem o dinheiro pago em taxas, tributos e outras contribuições pagas ao município. .

A maioria da população ao menos tem ciência do que é um orçamento, como é feito e qual sua finalidade. O presente trabalho tem como objetivo principal explicar de que forma são feitos os orçamentos e de uma forma geral demonstrar qual a destinação em valores pretendida para cada área do setor público. Dessa forma, para compreender como se dá esse processo houve a escolha da cidade de São Gonçalo dos Campos-Ba, que serviu de base para esse estudo, com orçamento divulgado para o ano de 2011.

2. BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA

São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população é de 36.641 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS. Considerada a cidade Jardim, pois antigamente os enfermos de tuberculose iam até São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucólico. Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual. A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.

O município de São Gonçalo dos Campos é faz parte Região Industrial do Recôncavo Baiano; o Centro Industrial do Subaé que está localizado entre o Sul de Feira de Santana e o Norte de São Gonçalo dos Campos é o terceiro maior Centro Industrial da Bahia perdendo apenas para o Polo Petroquímico de Camaçari e para o Centro Industrial de Aratu, o CIS é o maior centro industrial da Região Metropolitana de Feira de Santana. Outras fontes de renda de grande importância para o município são a Fumo-cultura, a Avicultura, a Agricultura em geral e a Pecuária.

São Gonçalo dos Campos por estar localizada na região da Mata Fina possui o clima e o solo ideal para o plantio do fumo, esta é a principal região fumageira do estado da Bahia e engloba vários municípios do Recôncavo Baiano entre São Gonçalo dos Campos e Cruz das Almas. É em São Gonçalo dos Campos que está instalada a Menendez & Amerino, maior fabricante de charutos do Brasil detendo 70% do mercado nacional. Atualmente a renda do município também está voltada diretamente a avicultura tornando-se um novo polo regional com a Perdigão S/A e a Gujão Alimentos.

O município de São Gonçalo dos Campos faz parte do Polo Avícola da Bahia que engloba vários municípios da Região do Recôncavo Baiano em que se destaca a cidade vizinha Conceição da Feira que é considerada a Capital do Frango. São Gonçalo dos Campos é a cidade em que se localiza a única indústria de tintas automotivas do nordeste a Alquimia Tintas (Ultracolor) também está em construção na cidade o Centro de Distribuição do Grupo Boticário com investimentos de 155 milhões de R$, a previsão é que até o primeiro trimestre de 2014 o CD já esteja em pleno funcionamento o que deve gerar cerca de 150 empregos diretos o que ajudará a dinamizar ainda mais a economia do município.

Ainda acrescentando que no centro da Cidade também podemos encontrar uma filial da Mundial Promotora correspondente bancário representante das maiores instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com