TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Sociologia

Ensaios: Contabilidade E Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 6

SOCIOLOGIA E AS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RESUMO

Desde o iniciou das civilizações já presenciamos a sociologia e a ciência contábil. Tal fato se deve de certa forma ao desenvolvimento da economia, o homem deixa a caça e volta – se para à organização da agricultura e do pastoreio. Essa organização econômica sobre a propriedade do solo acarretou em separação da vida comunitária e a propriedade privada. Com isso a sociologia surge para analisar e interpretar o comportamento humano dentro da sociedade. E a contabilidade nasce para controlar o acumulo de bens e suas origens.

Palavras-chave: Surgimento da sociologia; Contabilidade; Sociologia e as Ciências Contábeis.

1 INTRODUÇÃO

A sociologia assim como a contabilidade desde seu surgimento interpreta as unidades que formam a sociedade, ou seja, os fenômenos sociais e econômicos, tentando explica-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Buscando a compreensão das diferentes sociedades e culturas. A contabilidade está ligada as primeiras manifestações humanas, surgindo da necessidade social de proteção a posse e interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de alcançar os fins propostos.

A partir de então podemos perceber que tanto a sociologia ou a contabilidade surgem das necessidades da sociedade. Nas ciências contábeis está necessidade refere - se ao comércio (Acumulo de Bens), na sociologia partimos para a interpretação das classes sociais, a sociedade é o centro da base sociológica.

2 SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

A sociologia desenvolveu - se enquanto ciência no século XIX, influenciada sobre os impactos causados pelas duas grandes revoluções: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

O homem e a sociedade tornam - se preocupação cientifica, com isso nasce a antropologia, a economia política e a sociologia, iniciando uma nova dimensão para as ciências humanas. A ciência sociológica não foi fundada apenas por uma pessoa, mas é fruto de vários pensadores.

A sociedade começa a se industrializar, com isso suas relações torna-se mais complexas e o social passa a ser objeto de estudo para Montesquieu (1689-1755) e Rousseau (1712-1778). Montesquieu tenta explicar a origem das instituições políticas e relatar sobre a divisão de poderes no estado, já o Rousseau reelabora aspectos da organização social que serviriam de bases ideológicas para a Revolução Francesa (1789).

Os teóricos da sociologia vivenciaram uma época marcada de grandes conflitos sociais, e isso, influenciou de certa forma para que a sociologia tivesse inicialmente uma preocupação com o restabelecimento da ordem social. A tarefa da sociologia era muito clara, segundo August Comte, onde a mesma deveria ensinar as pessoas a aceitarem a ordem social existente.

A sociologia também sofreu influencia do Iluminismo, movimento que antecedeu a Revolução Francesa. Consequentemente, a sociologia foi influenciada pelo lema da Revolução francesa, liberdade, igualdade e fraternidade.

A Revolução Francesa de 1789 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como a liberdade e a igualdade, sobre a ordem social tradicional. Foi o começo de uma poderosa e dinâmica força que desde então tem se espelhado ao redor do globo e se tornado um artigo básico do mundo moderno. (apud SOARES, GIDDENS, 2006, p.05)

A sociologia é uma ciência que analisa o comportamento humano dentro da sociedade e seus efeitos. A sociologia procura investigar o comportamento entre as pessoas, a partir de então podemos defini como objetivo da sociologia a compreensão e interpretação da vida em sociedade, investigando os conflitos sociais que se traduzem em grandes transformações para os indivíduos e a sociedade.

A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como os seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a anáise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais. (apud SOARES, GIDDENS, 2006, p.03)

3 SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

Contabilidade, ciência que registra e interpreta os fenômenos que alteram as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer entidade física ou jurídica, surgiu nos primórdios da civilização, isto é, na época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios por meio de desenhos e gravações.

A contabilidade é considerada uma ciência que surgiu da necessidade de se controlar o patrimônio. Por volta de 20.000 anos atrás já existia bases históricas de seu surgimento, isso no período Paleolítico Superior.

Com o declínio do sistema feudal, a propriedade privada começou a crescer e a enriquecer. Houve a expansão das navegações e, consequentemente, do comércio, que com isso expandia - se a riqueza acumulada e a negociação, que era feita individual, passaram a ser feita por representes, associações e cooperativas que fortaleceram a sociedade, surgindo à distinção entre a entidade comercial e seus proprietários. Esses fatores, entre outros, fizeram com que a contabilidade se tornasse uma necessidade para o estabelecimento do controle monetário.

A contabilidade atualmente é conhecida como a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos da administração econômica. , ou seja, ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam.

4 SOCIOLOGIA E A CIÊNCIA CONTÁBIL

No início das civilizações o homem sentiu a necessidade de controlar seu patrimônio, com isso utilizou a contabilidade como meio de controle. Desde esse primeiro controle dos bens o homem conheceu a contabilidade, uma ciência que desde então vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com