TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Eleitoral

Por:   •  1/5/2018  •  Exam  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE ELEITORAL: PRESTAÇÃO DE CONTA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE SOCIAL.

Julianne de Arruda Duarte, Thaís Rabelo Alves Valente e Prof.ª Me. Nayara Côrtes Filgueira

Duartecontabilidade@live.com

O Brasil tem passado nos últimos anos por constantes escândalos de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e apropriação indevida de recursos públicos, por parte dos representantes da nação. Todavia deve-se observar de forma mais ampla como vinha sendo dirigido e orquestrado o processo eleitoral. Em 2002, a Justiça eleitoral torna obrigatório aos candidatos a cargos eletivos apresentação de demonstrativos que demonstrasse todos os recursos recebidos, serviços contratados e em geral todas as despesas de campanha.

Em 2014, devido a alterações e exigências por parte do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, face necessário à assinatura do profissional de contabilidade, assim como paira em sua responsabilidade a elaboração de relatórios inerentes à campanha. De forma a deixar mais lisura e transparência as prestações de conta, assim como resolver questões que outrora eram motivo de debate social, como os agentes financiadores de campanha: se público ou privado, a licitude destes financiamentos, e critérios adotados para analisar as prestações de conta.

Com as novas mudanças surge afetivamente o emprego da contabilidade eleitoral, uma área pouco explorada.

A essência deste trabalho foi apresentar através de estudo de caso todo andamento das prestações de contas eleitorais, atualizações e como a contabilidade tem contribuído para que este processo tornar-se cada vez mais transparente e com técnicas de fato reconhecidas dadas a relevância do assunto. Trazendo a cunho público um processo ainda pouco explorado pela população em geral para que esta possa desempenhar o controle social através de um processo transparente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com