TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresrial

Exames: Contabilidade Empresrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  8.550 Palavras (35 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 35

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.................................................5

2.1.1 Teórico que desenvolveu....................................................................................6

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo.........................................................7

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO............................................................................11

2.3 FONTES DE RECURSOS ( ORIGENS ) ............................................................12

2.3.1 Capital Social....................................................................................................13

2.3.1.1 Capital de Terceiros......................................................................................14

2.4 ANÁLISE DE MERCADO....................................................................................15

2.5 DEMANDA , OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO......................................16

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO..........................................................................17

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..................... ......................................................18

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................19

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 20

1 INTRODUÇÃO 3

A nova economia, baseada na importância do capital intelectual, e fruto do avanço tecnológico e da globalização dos mercados, revela uma nova forma de competição para todas as organizações: o talento e a competência. Baseado neste pensamento que o objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o contexto empresarial e sua importância e aplicação no cenário empresarial.

A utilização da educação corporativa empresarial e contábil na capacitação de desenvolvimento de pessoas para treinamento e aperfeiçoamento tem se destacado no contexto empresarial para assim levar as organizações a terem sucesso em seus empreendimentos e estratégias de negociações.

É importante evidenciar as principais práticas de gestão de pessoas durante o início da carreira organizacional, facilitando o reconhecimento do ambiente das organizações e minimizando assimetrias de informação sobre o mercado de trabalho, facilitando o compromisso entre empresa e indivíduo, por duas razões principais: a primeira mostram-se quais as práticas de gestão de pessoas as empresas aplicam para os profissionais em início de carreira organizacional; e, a segunda, apresenta ao candidato essas práticas, sinalizando possíveis desafios e oportunidades em ingressar nas organizações.

2 DESENVOLVIMENTO 4

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração.

5

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINSTRATIVAS

Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como critica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.

Fayol traz em sua teoria funcionalista a abordagem prescritiva e normativa, uma vez que a ciência administrativa, como toda ciência, deve basear-se em leis ou princípios globalmente aplicáveis. Sua maior contribuição para a administração geral são as funções administrativas – prever, organizar, comandar, coordenar e controlar – que são as próprias funções do administrador ainda nos dias atuais. A função administrativa nesse novo enfoque deixa de ser exclusiva da alta gerência, ficando difundida proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos, quando mais alto o cargo, mais funções administrativas apareciam, mas, ainda assim, os executivos têm maior responsabilidade administrativa, distinguindo-se das funções técnicas, isto é, ainda havia distinção entre princípios e técnicas.

6

2.1.1 Teórico que Desenvolveu

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com