TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Financeira Empresarial

Casos: Contabilidade Financeira Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 3

Caso 1

Oi, meu nome é João Swarovski. Abrirei uma empresa de venda de bijuteria e tenho algumas dúvidas.

Minha empresa será formada por mim e pelo meu filho de 10 anos. O meu filho, não vai se envolver nesse momento; eu só quero colocar a empresa no nome dele para que depois, quando crescer, tenha os seus direitos. Além disso, tenho a intenção de ter 3 funcionários e como vai ser o negócio da família vou investir inicialmente R$500.000,00 e, pelo meu plano de negócios, penso em ter de receita por mês R$90.000,00.Por favor, me auxilie quanto aos passos que terei que seguir para abrir minha empresa, bem como qual seu enquadramento.

Empresário: Aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens ou de serviços”.

O empresário, antes de iniciar sua atividade, ou seja, explorar seu negócio deve atender as obrigações elencadas no Art. 967 do Código Civil inscrevendo-se no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede por meio de requerimento que deve conter os dados exigidos nos incisos do Art. 968, caput, I a IV do mesmo diploma legal.

Para ser considerado empresa, não basta haver colaboradores, deve haver mais de um fator de produção: colaboradores; estabelecimento (conjunto de bens), pois empresário não é sinônimo de patrão. A noção jurídica de atividade econômica organizada exige o concurso de atividade profissional alheia.

O Código Civil estabelece no Art. 972 que “podem exercer a atividade de empresário os que tiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos”, são incapazes os menores de 18 anos e os que, por meio de um processo de interdição, são declarados incapazes. Além desses, são absolutamente incapazes os menores de 16 anos. Já os maiores de 16 e menores de 18 anos são relativamente incapazes. Estes, todavia, para exercer a atividade empresarial, devem ser emancipados.

Caso 2

A empresa de João Swarovski já está funcionando há 1 (um) ano. E como a ajuda que você deu para João Swarovski, para abrir a empresa dele foi muito boa! Agora, João Swarovskiestá comdúvidas quanto às suas demonstrações contábeis recebidas e lhe fez novamente uma consulta. Por favor, identifique e explique cada uma delas de uma maneira clara, para que serve e o que cada uma das demonstrações contemplada.

Nome Demonstrativo: Balanço Patrimonial Observações: (Descreva no quadro a seguir sua explicação sobre cada uma delas de uma maneira clara, para que serve e o que cada uma das demonstrações contemplada).

Balanço Patrimonial: Tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data. Apresentação das contas patrimoniais; Representa uma posição estática. As contas devem ser classificadas segundo os elementos que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

Passivo: obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com