TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencia

Ensaios: Contabilidade Gerencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  1.631 Visualizações

Página 1 de 8

1 – Defina com suas palavras:

a) Quais são os componentes básicos de um sistema.

Um sistema de informação depende de recursos humanos (os usuários finais e os especialistas em SI), de hardware (máquinas e mídia), software (programas e procedimentos), dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e redes (mídia de comunicações e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação.

b) O que é sistema de informação contábil gerencial.

É um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma seqüência lógica para processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais”.

2 – Fale sobre a utilização da informação contábil de eventos passados e a questão da relevância ou não da informação contábil para o futuro.

Devem aprender com o passado e melhorar, para o futuro”. O administrador deve munir-se das informações contábeis, pois sem elas não é possível,sequer,dar um passo em uma empresa.A informações,tanto as do passado,quanto as que vierem acontecer são de suma importância para a sequência da empresa. Servem de diretrizes para tomada de decisões e para provas junto ao fisco

3 – O que se quer dizer com a relação custo x benefício de um sistema ou de uma informação contábil?

Sem um bom sistema o administrador não consegue informações precisas,portanto o dinheiro investido em softwares é essencial,pois assim com um maior numero de informações ele pode tomar decisões mais acertadas para sua empresa

4 – Além das informações sugeridas durante as aulas, quais outras informações que poderiam ser obtidas/conseguidas/identificadas, que poderiam ser úteis e armazenadas no sistema de informação contábil, para uma posterior utilização, em um relatório de despesas de viagem de funcionários das áreas de:

a) Vendas: Numero de registro de funcionário/ Departamento ou centro de custo/ Código de cliente visitado/ Motivo da visita/ Tomada de pedido/ Quantidades de horas gastas na visita/ Visita Rotineira/ Valores gastos com hotéis e refeições;

b) Assistência técnica: Numero de registro de funcionário/ Departamento ou centro de custo/ Código do cliente visitado/ Motivo da visita: serviço preventivo, chamada da clientela, fora da garantia/ Código do produto ou linha de produto objeto do pedido.

c) Compras: Numero de registro de funcionário/ Departamento ou centro de custo/ Motivo da visita: rotineira, desenvolvimento do fornecedor, inspeção de qualidade/ Código do fornecedor visitado.

5 – Qual o correto conceito de contabilidade segundo Calderelli das afirmativas abaixo:

( x ) Conjunto das leis e princípios com a finalidade de estudar e registrar todos os atos e fatos ligados a uma empresa.

6 – Segundo Calderelli o ato administrativo pode ser assim definido como:

( x ) São atos de gestão, praticados pelos administradores, sem manusear valores patrimoniais, mas não tomando providências, com a finalidade de fazê-los circular, para obtenção de um resultado negativo ou positivo de uma organização empresarial.

7 – Defina o conceito de contabilidade gerencial.

A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações

8 – Cite 03 diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira.

9 – Defina em seu entendimento o conceito de Benchmarking.

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa. O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado

10 – Defina as funções da contabilidade gerencial.

A informação contábil gerencial orienta várias funções organizacionais diferentes – controle operacional, custeio de produto e cliente, controle gerencial e controle estratégico. A demanda por informação contábil gerencial difere, dependendo do nível da organização. Sendo diferentes para o nível operacional “funcionários”, tático “gerentes” e estratégicos “gerentes”.

11 – Como pode ser compreendido um processo de custeio de um produto.

Processo de mensuração e rateio dos custos das atividades desempenhadas no desenvolvimento e na fabricação dos produtos individuais ou dos serviços, nas empresas não manufatureiras

12 – O controle gerencial pode ser utilizado de que forma em uma organização segundo Atkinson?

Processo de fornecer informação sobre o desempenho de gerentes e unidades operacionais. Desenvolver medidas de desempenho para as unidades organizacionais descentralizadas e, assim, promover o desempenho organizacional que seja consistente com a estratégia das unidades de negócios e facilite a coordenação entre elas.

13 – Quais são as 04 etapas do ciclo da qualidade?

O ciclo envolve quatro etapas: 1- Identificar o problema; 2- Monitorar o problema para avaliar a severidade. 3- Avaliar o problema para encontrar suas causas. 4- Corrigir o problema.

14 – Segundo Atkinson qual a correta definição de controle de processo?

( x ) Atividade de avaliar o desempenho operacional de um único processo ou de toda a cadeia de valor para satisfazer às exigências dos clientes. O controle do processo foca a direção, a avaliação e a melhoria dos processos usados pela organização na entrega de produtos a seus clientes. Portanto, as expectativas do cliente definem as medidas de desempenho do processo de controle.

15 – Quais os tipos de sinais que podem ocorrer em uma organização que presta serviços?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com