TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial 5 Semestre Unopar

Ensaios: Contabilidade Gerencial 5 Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Nesta atividade, será prosposto um relatório onde teremos que aplicar as informações adquiridas nas aulas e tambem pesquisas avançadas visando melhor uma melhor interpretação dos fatos que virao a seguir. Onde definir com precisão o preço de venda, para que não tenhamos nenhum prejuizos em suas vendas ou até mesmo perder espaço no mercado.

Veremos tambem como funcionam os metodos de custeio,e como são ultilizados na formação do preço de venda. Alem de entendermos o real significado do ponto de equilibrio e ainda poder defini-los como contábil econômicos e financeiros.E ainda muitas outras informaçoes importantes na hora da definiçao dos preços e nas tomadas de deciçoes da empresa.

A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.

O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:

CMV = EI + C - EF

Onde:

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

EI = Estoque Inicial

C = Compras

EF = Estoque Final (inventário final)

2. MÉTODOS DE CUSTEIO

Existem diversos sistemas de custeio, dentre eles o custeio de observação e o custeio variavel.

Onde o custeio por absorção é um método de custeio do produto no qual todos os custos fixos de produção são incluidos como custos do produto. Já no custeio variavel, que é um método de custeio em que apenas os custos de materiais diretos são incluidos como custos de produtos. Todos os outros custos são considerados do periodo em que foram ocorridos.

Os custos variaveis de mão-de-obra direta e os custos variaves indiretos são considerados custos do periodo e deduzidos como despesas do periodo. A diferença percebida é que o custeio por absorção atribui aos produtos todos os custos de produção, sejam fixos ou variaveis. Eo custeio variavel, atribui os produtos apenas os custos variaveis.

3. PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de vendas, para que não perder mercado ou não sofrer prejuízos com a venda dos seus produtos.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo+ Lucro+ Despesas variáveis= preço de venda.

O preço de venda pode ser definido com base nos custos.A partir do conhecimento de venda adequado baseado nos custos, a organização define suas metas visando retorno financeiro almejado pelos acionistas. Utilizando os métodos de custeio, pode se identificar qual o produto ou serviço que traz maior retorno e menor custo. Esses métodos servem como ferramentas auxiliares no processo de tomada de decisão, tanto de investimento ou aumento de produtividade buscando adequação e fortalecimento no mercado. A adoção de qual método aplicar varia de acordo com a necessidade da organização, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens na aplicação.

Com base no mercado.Os métodos de formação de preço de venda para o mercado, a empresa poderá decidir pela fixação com base nos preços praticados pelo mercado deixando como prioridade a menor atenção o seus próprios custos ou a procura de seus produtos.

Desta forma, o preço de venda praticado pela empresa poderá ser igual, menor ou maior do que praticado no mercado dependendo dos objetivos e das diferenças que deduz sobre as possíveis influencias que podem lhe causar os componentes do sistema que estar inserido.

Quando a empresa decide adotar esse procedimento ou desconhece quase por completo sua estrutura interna, ou aparenta confiar nesta estrutura ou então no seu sistema de formação baseiam se nos custos integrais históricos em lugar dos custos incrementais ou futuros.

Quando formado com base no mercado o preço de venda poderá ser determinado pelos seguintes fatores: monopólios, oligopólios, convênios e concorrências.

Outros fatores a serem considerados a serem considerados na formação de preço com base no mercado é que a setores que os preços são geralmente ditados apenas pelo mercado tais como: setores de auta tecnologia devido aos curtos ciclo de vida dos produtos.

O custo que foram acumulados durante o periodo serão atribuidos aos produtos produzidos no periodo, isso é ultilizado na formulação do preço de venda do produto, assim agregados esses custos a uma margem, chamada mark-up. Que geralmente expressada na forma de um indicie ou percentual que é adicionado ao custo dos produtos.

Esse custo pode ter variações dependendo do metodo de custeio ultilizado. Depois de o custo ser definido, o preço pode ser definido por

Preço de venda = custo / mark-up

preço de venda = custo x mark-up

um empresa pode definir quantos mark-ups forem necessarios e até mesmo ter um específicos para cada produto ou para cada linha de produto.

Depois de termos os preços de venda formados, podemos calcular nossa margem de lucro, que é representado pela diferença entre a receita liquida de vendas e o montante custos e despesas. No DRE são apresentados diferentes níveis de lucro.

O lucro bruto, que representa a diferença entre a receita liquida de vendas( sem impostos) e o custo de produção. O lucro operacional que representa a diferença entre o lucro bruto e as despesas operacionais de vendas e administrativas.

E o lucro liquido, que é o quanto sobra da receita que fica a disposição dos proprietarios da empresa.

Preço de venda é a importancia exigida pela venda de bens produzidos ou adquiridos para revenda ou serviços. A formação do preço de venda, baseada no custo mais margem de lucro é muito ultilizada para balizar os preços necessários, ou mesmo para estabelecer o nivel de custo máximo aceitável. Pode-se ultilizar a formula convencional para mensuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com