TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade I

Exames: Contabilidade I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  10.866 Palavras (44 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 44

elatório para a tomada de decisões gerenciais.

Objetivo(Resolução CFC 1296/2010)

Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração.

De forma condensada, esta demonstração indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios, a DFC é uma demonstração dinâmica e também está contida no balanço patrimonial.

A Demonstração do Fluxo de Caixa irá indicar quais foram às saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.

As Principais Transações que Afetam o Caixa

A seguir, relacionaremos em dois grupos as principais transações que afetam o caixa.

a)      Transações que Aumentam o Caixa (Disponível)

Integralização do Capital pelos proprietários em dinheiro;

Empréstimos bancários e financiamentos oriundos das instituições financeiras;

Vendas de Ativos Imobilizados;

Outras entradas (juros recebidos, indenizações de seguros, etc.).

b)      Transações que Diminuem o Caixa (Disponível)

Pagamento de dividendos aos acionistas;

Pagamento de juros, correção monetária de dívidas;

Aquisição de itens do Ativo Imobilizado;

Compra à vista e pagamento de fornecedores;

Pagamentos de despesas/custo, contas a pagar e outros.

c)      Transações que não Afetam o Caixa

Dentre as transações realizadas pela empresa, algumas não afetam o caixa, isto é, não há encaixe e nem desencaixe de dinheiro, como por exemplo: - Depreciação, amortização e exaustão; - Provisão para devedores duvidosos; - Correção monetária de balanço; - Acréscimo ou diminuições de investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial, sem significar que houve vendas ou novas aquisições. 

CONCEITOS IMPORTANTES

Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de financiamento.

Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional.

Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para ser considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor.

Apresentação do Relatório de Fluxo de Caixa

Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

I - Atividades Operacionais;

II - Atividades de Investimento;

III - Atividades de Financiamento.

As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.

As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo ou no Ativo Permanente, bem como as entradas por venda de ativos imobilizados.

As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Exigível a Longo Prazo e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financia-mentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

Montagem dos Fluxos de Caixa

Método Direto

De acordo com o método direto, as informações sobre as principais classes de entradas e saídas de caixa podem ser obtidas: 1) dos registros contábeis da entidade; ou 2) ajustando as vendas, os custos das vendas e outros itens da demonstração do resultado referentes a:     a) mudanças ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;     b) outros itens que não envolvem caixa; e     c) outros itens cujos efeitos no caixa sejam fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento e de investimento.

EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE DFC PELO MÉTODO DIRETO (Conforme Pronunciamento CPC 03)

1. Fluxos de caixa das atividades operacionais     (+) Recebimentos de clientes     (-) Pagamentos a fornecedores e empregados     (+) Caixa gerado pelas operações(+) Juros recebidos     (+) Dividendos recebidos     (-) Juros pagos     (-) Imposto de renda e contribuição social pagos     (-) Imposto de renda na fonte sobre dividendos recebidos     (=) Caixa líquido proveniente das atividades operacionais 2. Fluxos de caixa das atividades de investimento    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com