TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Imobiliaria

Exames: Contabilidade Imobiliaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

ontabilidade Imobiliária de Apartamentos

Sejam bem-vindos ao nosso estudo! Em nosso aprendizado estaremos conceituando e praticando a contabilidade imobiliária.

Na sequência, uma definição mais acadêmica, segundo Costa (2005, p. 31):

A atividade imobiliária compreende o desmembramento de terrenos, loteamentos, incorporação de imóveis, construção própria ou em condomínio, locação de imóveis próprios ou de terceiros e administração de centros comerciais, shopping centers e condomínios residenciais.

É imprescindível o conhecimento de informação para desenvolver uma contabilidade na atividade imobiliária, esta é cheia de riqueza de detalhes.

Ao olharmos para uma construção, logo pensamos:

Como será a apuração do custo em uma atividade imobiliária?

Como acontece o recebimento de suas receitas? E a apuração dos impostos?

Em diversas notícias é visto que o ramo da construção civil é a atividade que mais cresce em nosso país, o incentivo do governo vem aumentando para este ramo.

Com uma atividade em alta, a geração de empregos acelera também. É cada vez mais difícil encontrar profissionais da construção civil, e é cada vez menor o número de contadores que ser formam e optam a se especializar em contabilidade imobiliária. Conforme comentado acima, a contabilidade na atividade imobiliária tem suas particularidades, vamos abordá-las!

Por definição, na Lei nº 4.591, de 16-12-1964, em seu art. 28, incorporação imobiliária é “[...] a atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas” (BRASIL, 1964). Os arts. 29 e 30 da citada lei definem as condições legais para que pessoa físicas e/ou jurídicas sejam consideradas incorporadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com