TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediária

Ensaios: Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  5.433 Palavras (22 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

RESUMO 4

SUMMARY____ 5

INTRODUÇÃO_________________________________________________________6

AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO_________________________ 7

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO_______ 7

PLANEJAMNTO TÁTICO___ 7

PLANEJAMENTO OPERACIONAL 7

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO ______14

DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIV 17

CONTROLE______ 18

ANÁLISE SOBRE O ARTIGO: O TRABALHO DO GERENTE EXECUTIVO 18

CONCLUSÃO_______ 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

Resumo

Veremos neste trabalho alguns processos administrativos como planejamento e seus tipos, (estratégico, tático e operacional), controle e direção tudo isso de uma forma objetiva e sim-ples, também trataremos de outros assuntos pertinentes a Administração e os processos admi-nistrativos.

Summary

We will see in this paper some administrative processes such as planning and its types (strate-gic, tactical and operational), control and direction all this in an objective way and simple, also treat other matters pertaining to management and administrative processes.

Introdução

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir mais consistência no desempenho das organizações, envolve várias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz consigo, pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor à situação, no outro extremo os administradores podem ser levados à preocupação quase exclusiva com problemas imedia-tos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização atitude denominadas extinção pelo instinto, os dois extremos precisam ser evitados, é importante que o administrador pon-dere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando mudança. Todo negocio e toda organiza-ção deve ser capaz de efetuar mudança a fim de sobreviver, como o grau de mudança ambien-tal sela técnicas, econômico ou sociológico este constantemente mudando, devemos procurar melhores e novos caminhos para compreender, antecipar, explorar a mudança e cooperar com ela, planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e pro-posital.

AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para al-cançá-lo.

Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.

O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo.

Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção do Estado na economia.

Outra justificativa do planejamento nos países capitalistas é o investimento em certos setores ou atividade que ofereçam lucros duvidosos, e a longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não se interessa, ou disponha de capital necessário, tais como: construção de estradas, hidrelétrica etc.

O planejamento econômico varia de acordo com as características de cada país (estrutura ins-titucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica e geográfica), e pode assumir diver-sas formas.

Pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infraestruturas, tais com: indústria de base, transporte e co-municação, etc.

De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mas costu-mam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciados por fatores político-sociais.

Daí que é fundamental não confundir planejamento com previsão, projeção, predição, resolu-ção de problemas e planos.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.

Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcança-los, que afetam a empresa como um todo.

Planejamento Tático – relaciona-se à objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.

Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com