TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internaciona

Casos: Contabilidade Internaciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Adoção pela primeira vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros – IFRS.

Alexsandro Luiz da Rosa RA: 1141319589

Anderson Lima da Silveira RA: 1108346697

Daniel Evers RA: 1151413037

Danielly Jovita RA: 9217663266

Flavia Cristina dos Santos RA: 1139329408

PROF. FERNANDO DE SÁ

Contabilidade Internacional

Joinville

Março de 2014

1 CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

1.1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

O homem na antiguidade para organizar suas terras veio com a divisão e o sendo de prioridade, rompendo uma vida comunitária e controlando sua riqueza individual.

A Contabilidade originou-se nas transações de trocas/vendas e serviços dos comerciantes, onde eram registrados apenas como um fato ocorrido naquele dia para seu devido controle. Porém, existem registros que informam que no ano 2.000 a.C as cobranças de impostos já eram feitas em cima dessas transações.

A partir do momento em que a quantidade de valores ia aumentando o homem precisava controlar essas informações de um modo em que lhe mostrasse as reais possibilidades de uso, consumo e produção do seu bem. A diferença é que naquele tempo não havia o crédito, fazendo com que toda operação efetuada eram à vista e como prova de que aquela divida era quitada, davam-se ramos de arvores assinalados.

No ano 200 a.C o governo da República Romana passou a escriturar as receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.

A evolução da Ciência Contábil pode ser dividida da seguinte maneira:

Contabilidade do mundo antigo: Praticada pelo homem antigo e tinha como objeto o Patrimônio, sendo representado pelo seu rebanho e outros bens. Tudo indica que os egípcios foram os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros, onde usavam como base uma moeda, denominada “Shat”. Existem relatos que comprovam que nos tempos bíblicos também havia o controle de ativos.

Contabilidade do mundo medieval: O crescimento da Contabilidade foi uma consequência gerada pelo capitalismo nos séculos XII e XIII.

 No final do século XII surgiu a conta “Capital”;

 As Partidas Dobradas originaram-se na Itália;

 No século XIV os custos já eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial ou comercial.

Contabilidade do mundo moderno: A Contabilidade tornou-se uma necessidade para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. Em 1494 Frei Luca Pacioli publicou sua obra “Contabilidade por Partidas Dobradas”, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito correspondeu à teoria dos números positivos e negativos; acrescentou que primeiro deve vir o devedor e depois o credor. Prática na qual é usada até hoje.

Contabilidade do mundo científico: Fábio Bésta superou seu mestre Francesco Villa em seus ensinamentos. Ele demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor e conseguiu chegar muito próximo da definição do patrimônio como objeto da Contabilidade.

1.2 ADOÇÃO DA IFRS E O BRASIL NA CONVERGÊNCIA

Com toda certeza, o mundo dos negócios, não seria o mesmo se padrões internacionais não fossem adotados. Dentre as diversas padronizações ocorridas, as Demonstrações contábeis não poderiam seguir um rumo diferente disto.

Para que estas padronizações acontecessem de fato, alguém precisava criá-las e executá-las, assim, foi criado o IASC, sigla em inglês (InternationalAccounting Standards Comittee) que significa Comitê das Normas Internacionais de Contabilidade, que logo veio a ser substituído pela IASB (InternationalAccounting Standards Board) teve objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard).

O novo nome que foi escolhido pelo IASB demonstrou a vontade do comitê de transformar progressivamente os pronunciamentos contábeis anteriores em novos padrões internacionalmente aceites de reporte financeiro com o fim de responder as expectativas crescentes dos usuários da informação financeiras (analistas, investidores, instituições etc.).

O IASB tem como principais objetivos, atuar no desenvolvimento, no interesse público, de um conjunto único de normas globais de alta qualidade, compreensíveis e suscetíveis de serem impostas, que exijam informação transparente e comparável nas demonstrações financeiras, para ajudar os participantes nos mercados de capitais a tomarem decisões econômicas; Na promoção do uso e rigorosa aplicação das normas; Na convergência de normas da contabilidade nacionais e internacionais, com vista à concretização da normalização contabilística.

Claro que para que tudo isso possa funcionar da forma correta, por traz, existe um Conselho Consultivo formado por Curadores da Fundação IFRS que tem a função de Supervisionar, informar, nomear e verificar a eficácia dos pronunciamentos contábeis.

Dentro do processo de convergência das normas contábeis, em 2005, foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC (Resolução CFC n° 1.055/05), que é hoje o órgão responsável pelo estudo do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade. Em continuidade a esse processo, e com a finalidade de preparar o marco regulatório para a adoção dos International Financial Reporting Standards – IFRS pelas empresas brasileiras, o capítulo sobre demonstrações contábeis da Lei n° 6.404, de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) foi alterado pela Lei n° 11.638, de 2007, e pela Lei n° 11.941, de 2009. Finalmente, de acordo com o cronograma brasileiro para essa convergência contábil, 2010 será o ano da aplicação do Pronunciamento Técnico CPC 37 – Adoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com