TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Investimentos

Seminário: Contabilidade Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1

Um investimento só é chamado livre de risco se o seu retorno é confiável e estável. Como por exemplo, as letras do tesouro emitido pelo governo norte-americano são consideradas um investimento livre de risco pelos investidores por ter retornos certos e garantidos.

No orçamento de capital não existe projeto de risco, pois os fluxos de caixa futuros de um projeto podem aumentar ou diminuir de um momento para outro, pois não existe previsibilidade do que pode acontecer. O risco acontece por alguns fatores como a perda de participação no mercado, aumento no custo de financiamento, perdas de participação no mercado, aumento no custo dos produtos vendidos, novas regulamentações ambientais são fatores que fazem com que o fluxo de caixa tenha uma redução, e o que o investidor tem que fazer é saber selecionar projetos sob condições de incerteza, como já dito anteriormente existe o risco no orçamento de capital e não há como prever a sua estabilidade no mercado financeiro.

Existi outros tipos de análises para saber sobre o risco de um investimento, como a análise de certeza é a de separar a duração dos fluxos de caixa de seu risco, sendo feito da seguinte forma que é transformar os fluxos de caixa em fluxos de caixa sem risco, que são descontados pela taxa livre de risco.

A CAPM (Capital Asset Pricing Model) é um conceito válido e aceito na definição de risco dos ativos, e para se calcular sobre um ativo livre de risco, o beta da ação ou carteira e o retorno sobre a carteira do mercado forem conhecidos. Essa análise mostra um projeto como sendo uma ação, sendo assim o projeto está ligado ao retorno dos ativos totais de uma companhia ou ao retorno de um setor.

Já a análise de sensibilidade é um estudo de hipóteses ou suposições, aonde tem que averiguar o que acontece ao VPL de um projeto se o fluxo de caixa aumentar 10%, 20% ou 30% ao ano. Isso é o tipo de informação que tem que se ter quando se quer mensurar o risco de um projeto utilizando essa análise.

A simulação é baseada em hipóteses, pois são dados não conhecidos e assim usam-se vários fluxos de caixa e taxas de descontos e os resultados são analisados e são usados para estudar os VPL’s e as TIR’s de um projeto para fluxos diferentes de caixa com diferentes taxas de reinvestimento.

A inflação é quando ela aumenta e o valor real dos fluxos de caixa diminui, e se o analista não estiver atento e ajustar os fluxos de caixa ao risco da inflação, o VPL ou a TIR podem ficar de certa forma altos. Por isso que quando se for tomar uma decisão importante referente ao fluxo de caixa deve-se planejar como lidar com a inflação para que não haja erros e que toda forma de se tratar com o orçamento de capital tem-se que ajustar tanto o fluxo de caixa como a taxa de desconto á taxa anual de inflação.

Os riscos são existentes em cada passo que um analista precisa investir em uma ação, por isso é preciso estar atento a cada investimento no mercado, saber buscar as melhores oportunidades para se ter o retorno esperado ou até mesmo acima. O mercado de investimentos é um mundo de mudanças rápidas e instável aonde tem que se manter-se alerta e fazer os melhores investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com