TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA

Por:   •  11/8/2016  •  Abstract  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de educação à distância

 

POLO:  FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

NOME: EMANOEL AFONSO PEREIRA VIEIRA

RA:8981232455

CURSO: ADMINISTRAÇÃO - 5º PERIODO

DISCIPLINAS: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.

DESAFIO PROFISSIONAL – PLASTSUCO

TUTOR Á DISTÂNCIA: WANESSA P. MENDONÇA FREIRES

:

São José da Lapa , ----de maio de 2016.

APRESENTAÇÃO

Este desafio profissional foi desenvolvido no intuito de auxiliar no desenvolvimento dos estudos requeridos pelas disciplinas de: Análise de Investimentos; Contabilidade de Custos; Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras; Gestão de Negócios Internacionais e Desenvolvimento Econômico.

O estudo auxilia no desenvolvimento de diferentes ambientes, estimulando o raciocínio crítico e intelectual.

Para elaboração do Desafio Profissional, segui as orientações dadas durante os estudos, e as pesquisas realizadas, assim, solucionando problemas relativos ao desafio, que foi essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Devido à complexidade do Desafio Profissional, compreende-se diferentes modelos organizacionais, através do processo de tomada de decisão, assim como, a função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento diante de diferentes contextos organizacionais. Reflete-se então sobre soluções do processo produtivo, atuando preventivamente em diferentes graus de complexidade, inclusive em processos de negociação.

Na oportunidade foi elaborado um processo de gestão financeira de um empreendimento, onde o administrador do empreendimento resolve contratar um analista de investimentos para realizar o estudo de viabilidade econômica e de implementação do empreendimento, assim como, alavancar as vendas, e verificar a possibilidade de realizar exportação dos produtos.

Assim demonstrar a viabilidade mercadológica, e a real necessidade de investimentos, proporcionando ao administrador a tomada de decisões e análise financeira, juntamente com os investidores, possibilitando o acompanhamento do projeto e resultado de funcionamento. Assim como, a demonstração da viabilidade, no que se refere à exportação do produto para o exterior, proveniente do aumento da produção dos produtos e sustentabilidade do projeto.

SUMÁRIO

Passo 1 – Análise da viabilidade econômica do projeto

Fluxo de Caixa do Projeto para um período de 5 anos ...............................pág. 04 e 05

Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Prazo de Retorno (payback) ...........................................................................................................pág. 06

Taxa Mínima de Atratividades definida pelos investidores .................................pág. 06

Fase 2 – Projeção do Fluxo de Caixa para os 4 primeiros meses

Projeção do Fluxo de Caixa para os meses 0 a 4 do Projeto ..........................pág. 07

Fase 3 – Demonstrativo de Resultado do Exercício

Demonstrativo de Resultado para o primeiro exercício .....................................pág. 08

Lucratividade do Projeto para o primeiro exercício .............................................pág. 08

Fase 4 – Elaboração do Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial para o primeiro exercício ............................................pág. 09 e 10

Resultado obtido no primeiro ano do projeto ......................................................pág. 10

Fase 5 – Vantagens da Exportação do Produto

Vantagens da Exportação .....................................................................pág. 10,11 e 12

 PASS0 01 – Análise da Viabilidade Econômica do Projeto

Legenda:[pic 2]

MP = Matéria-Prima

MOD = Mão de Obra

CIF = Custos Indiretos de Fabricação

Fluxo de Caixa do Projeto para um período de 5 anos

Conceito de Fluxo de Caixa:

As principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual há diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.

A primeira diferença é que o fluxo de caixa da análise de investimentos deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas futuras, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, sendo apenas uma possibilidade futura. A análise de investimento se resume a verificar, se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeira de realização, definindo, assim, se o investimento é viável ou não. O lucro contábil, por sua vez, não atende a esse critério, visto que, por definição, só se contabilizam valores já ocorridos. O fluxo de caixa projetado trata do futuro, ao passo que o lucro contábil trata do passado.

A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo. Existem dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor:

  1. Competência (econômico): é utilizado nas demonstrações financeiras (Balanço patrimonial e DRE) e adotado pela contabilidade (Controladoria). Esse conceito implica considerar os valores por apropriação, ou seja, a referência é quando há a ocorrência do fato gerador do valor, a que período de tempo ele compete.
  2. Caixa (financeiro): é utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento (entrada e saída de caixa), independentemente de quando foram gerados.

O fluxo de caixa, como o próprio nome insinua, utiliza sempre o princípio de caixa considerando os valores apenas quando pagos ou recebidos. Tal premissa é utilizada de forma a permitir uma justa comparação com outras opções de investimentos, tais como ações, renda fixa, outros projetos etc.

O fluxo de caixa pode ser resumido, assim, em entradas e saídas de caixa, em determinadas datas no tempo. A fim de facilitar sua representação e entendimento, convencionou-se representá-lo da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (428.1 Kb)   docx (205 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com