TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ojetivo

Exames: Contabilidade Ojetivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  190 Visualizações

O Objetivo da Contabilidade

Contabilidade é o sistema de informação (organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios) e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.

Informação de natureza financeira e econômica constitui o núcleo central da contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.

O objetivo da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Quanto as finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza de entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO= PASSIVO+PATRIMONIO LIQUIDO).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com