TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Orçamentaria

Casos: Contabilidade Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATPS CONTABILIDADEE ORÇAMENTO PÚBLICO

JULIANA PARECIDA RA 6450313946

PAULO CESAR GRANDE RA 3708630774

INACIO STREY RA 3708621384

MARINA GIMENEZ RA 1299926504

VERONICA CANDIDO PEREIRA RA 7635742165

Aula-tema: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública.

Professora: Débora

São Paulo 2014

ETAPA 1

MUNICIPIO ARAÇATUBA-SP

POPULAÇÃO 181.618 HABITANTES

ORÇAMENTO PREVISTO 2011 277.798.749,47

Araçatuba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo.

Seu nascimento remonta a expansão cafeeira e na passagem para o atual século sua economia era caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. Este quadro, inclui também a pecuária, atividade que a tornou conhecida no país como Capital do Boi Gordo devido às negociações da arroba do boi realizadas na Praça Rui Barbosa, além da inclusão de outras criações de animais como a ovinocultura. De economia diversificada, o setor de serviços é o predominante na cidade. Araçatuba caracteriza-se também por ser um polo universitário e gastronômico da região noroeste do estado de São Paulo.

Próxima do rio Rio Tietê que é considerado limpo na região, é a primeira cidade não ribeirinha do estado de São Paulo a captar água diretamente deste rio, desde 2013, quando sua capacidade de oferta de água aumentou em 8%. Ainda está sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo1 e é cortada pelo Ribeirão Baguaçú que abastece parte do município. Em Araçatuba, 100% do esgoto é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.

Em 2010 foi assinado contrato para a construção de um estaleiro para transporte de etanol pela Hidrovia Tietê Paraná. A obra custará aproximadamente US$ 239 milhões e quando totalmente em operação terá capacidade de transporte de 4 bilhões de litros. O modal consome 75% menos combustível para a mesma carga transportada por via terrestre, além de emitir apenas 1/3 do CO2 lançado pelo transporte rodoviário.Por este projeto de transporte de combustível de forma limpa, Araçatuba recebeu em 2011 o Prêmio 100 Cidades Mais Sustentáveis. A entrega do terminal de embarque de etanol está prevista para 2015. Sua renda per capita é a segunda maior da região (R$ 1036, 09), ficA história de Araçatuba está ligada intrinsecamente à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Esta estrada, que, no início do século XX, fez parte de uma política que visava à interiorização do país e sua ligação com outros países da América do Sul, teve seus trabalhos iniciados no dia 15 de novembro de 1904, com a construção do trecho que ligava Bauru à cidade de Itapura, localizada nas barrancas do Rio Paraná.

No dia 2 de dezembro de 1908, os trilhos chegaram até o quilômetro 280, onde foi montado um acampamento. Um vagão deixado nesse local serviu provisoriamente como estação. Deste acampamento, nasceu a atual cidade de Araçatuba. Pela boa qualidade das terras dessa região, muitas famílias de agricultores aí se instalaram.

Além das doenças locais, os índios Caingangues, que já habitavam a região, se constituíam em mais um obstáculo à ocupação das terras ainda virgens. Como resultado, os índios foram exterminados24 . No início dos anos 1920, Araçatuba, apesar do bom desenvolvimento, ainda pertencia à comarca de Penápolis.

Em 8 de dezembro de 1921, foi promulgada a Lei Estadual 1 812, que concretizava o sonho de autonomia daqueles que já habitavam o novo e progressista município. Em 19 de fevereiro de 1922, às 20 horas, em sessão solene, deu-se a instalação da Comarca Municipal e a posse dos primeiros vereadores.

O município foi se desenvolvendo e passou por vários ciclos econômicos. O primeiro foi o do café, a seguir o do algodão e, a partir dos anos 1950, veio o da pecuária, que predomina até os dias de hoje, dividindo sua importância, atualmente, com o setor sucro-alcooleiro.

Nas análises de economistas e de vários empresários, Araçatuba é a região que apresenta o maior potencial para desenvolvimento em todo o estado de São Paulo. Esta perspectiva, reforçada pela presença de inúmeros fatores de desenvolvimento, tais como o Gasoduto Brasil-Bolívia, a Hidrovia Tietê-Paraná, a duplicação da rodovia Marechal Rondon, o Aeroporto de padrão internacional e a Ferrovia NovoOesteando atrás de Ilha Solteira.

Sua bandeira possui listras brancas que representam a paz política e azuis que representam o céu de Araçatuba, ao total nove listras que significam a nona região administrativa do Estado. A primeira e a última listra são sempre brancas.19

O hino do município foi escrito por Sarah P. Barbosa e a música é de José Raab. Foi oficializado em 1982, pela lei municipal 2.415

Possui vários órgãos que auxiliam desde o principio em seu crescimento e desenvolvimento.

O órgão da administração responsável por formular a política de desenvolvimento de Araçatuba é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.

Foram providenciadas ações de incentivo a agricultura, agroindústria, comércios, serviços, indústria, atividades para a expansão de atividades econômicas e fortalecimento d município como pólo regional.

Araçatuba também possui três conselhos para o auxilio de desenvolvimento:

Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial e Comercial

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Conselho Municipal de Emprego

O departamento de Indústria e Comercio programa e formula ações voltadas ao desenvolvimento industrial e comercial do município.

A divisão de apoio empresarial assessoria os empresários do ramo do comercio e indústria.

O departamento de Relações de Trabalho é responsável por fortalecer e intermediar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com