TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Orçamento E Direito Empresarial

Dissertações: Contabilidade Orçamento E Direito Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  4.101 Palavras (17 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 DESENVOLVIMENTO 1

2.1 APLICAÇÃO FINANEIRA Erro! Indicador não definido.

2.1.1 Principais Lançamentos Contábeis de Movimentações Bancárias 1

2.1.2 Conceito de Juros Composto 1

2.2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE 1

2.2.1 Inventário Periódico Erro! Indicador não definido.

2.2.2 Inventário Permanente Erro! Indicador não definido.

2.2.3 Custo Histórico 1

2.2.4 Custo Histórico Corrigido 1

2.2.5 Custo Corrente 1

2.2.6 Custo Corrente Corrigido 1

2.2.7 Valores de Saída 1

2.2.8 Valor Líquido Realizável 1

2.2.9 Valor de Liquidação 1

2.2.10 Equivalentes Correntes de Caixa 1

2.2.11 Valor Presente do Fluxo de Benefícios Futuros 1

2.3 PRINCÍPIO DE ENTIDADE E COMPETÊNCIA 1

2.3.1 Princípio da Entidade 1

2.3.2 Princípio da Competência 1

2.4 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL 1

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO Erro! Indicador não definido.

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO Erro! Indicador não definido.

3.2 EXEMPLO DE FIGURA Erro! Indicador não definido.

3.3 EXEMPLO DE QUADRO Erro! Indicador não definido.

3.4 EXEMPLO DE TABELA Erro! Indicador não definido.

4 CONCLUSÃO 1

REFERÊNCIAS 1

APÊNDICES Erro! Indicador não definido.

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados Erro! Indicador não definido.

ANEXOS Erro! Indicador não definido.

ANEXO A – Título do Anexo Erro! Indicador não definido.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade muito se fala no papel que a informação possui sobre a realização de negócios entre as firmas. Acesso a informações que retratem a real situação do empreendimento nos dá certo conforto na tomada de decisões, tornando verdadeira a premissa de que "a informação significa poder", o que significa que quanto mais informações de qualidade puder deter, de mais poderio estará dotada uma organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Numa primeira análise desse assunto, para efeitos deste trabalho, a preocupação recaí sobre a conjugação do ciclo de vida das entidades a partir das informações contidas nas demonstrações contábeis.

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

No atual mercado de negócios, inovações no processo de gestão empresarial são cada vez mais necessárias, a velocidade da transmissão de informações se dá em tempo real, possibilitando a criação de negócios nos mais variados locais do globo, desta maneira, a empresa que enseja permanecer no mercado, bem como, ampliar sua área de atuação precisa estar preparada para estes desafios.

As finanças estão relacionadas ao gerenciamento de uma organização e de suas áreas distintas, no auge a utilização de informações e dados relevantes financeiros, sempre tendo como objetivo a maximização da organização, através da tomada de decisão eficaz.

Segundo Gitman (1997, p.588), “as empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo onde um grande montante de recursos está envolvido”. Assim sendo, a economia sofre variações e encontra-se vulnerável a fatores globais, o plano financeiro tende a ser mais valorizado e apreciado em primeiro plano no momento de se tomar uma decisão.

Um plano financeiro eficaz deve dar à luz no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as opções de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um plano financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados.

Segundo Ross (1998, p.82), “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”. O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter uma alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão.

Gitman (1997, p.588) menciona

“O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros.”

Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado.

Segundo Weston (2000, p.342), “O planejamento financeiro envolve a realização de projeções de vendas, renda e ativos baseados em estratégias alternativas de produção e de marketing, seguidas pela decisão de como atendes às necessidades financeiras previstas”.

De acordo com Lemes (2002, p.243)

“O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com