TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

O planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.

Uma das características do planejamento financeiro é a necessidade de levar em conta as incertezas internas e externas da empresa para que estas não alterem as mesmas, uma vez que não se pode considerar a administração financeira como uma área isolada.

Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recurso ou rever suas estimativas.

É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

É necessário o planejamento financeiro em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação e do seu porte, em geral, as micros e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de não possuírem conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro, daí a importância do planejamento financeiro, pois ele estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados, manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa. E sempre que possível alinhar esses objetivos e metas propostas ao que está sendo executado.

Um demonstrativo que faz parte do planejamento financeiro é o orçamento flexível, que tem como objetivo auxiliar os administradores a compreender por que os orçamentos não foram cumpridos, é útil quando os gestores estiverem escolhendo um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. A base para a elaboração do orçamento flexível é o reconhecimento dos custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional, outro enfoque do orçamento flexível é não assumir nenhuma faixa de quantidade ou nível de atividade, faz-se apenas o orçamento dos dados unitários, e as quantidades a serem assumidas serão as realmente acontecidas, à medida que acontecem.

Na contabilidade empresarial, as demonstrações contábeis têm como objetivo fornecer informações atualizadas das posições patrimoniais e financeiras, assim como, do desempenho e mudanças na posição financeira da entidade, todas de grande importância para avaliações e tomadas de decisões por os usuários.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

O que mais ameaça as empresas é a ausência de dados contábeis que auxiliem no processo de gestão, dados estes que possibilitariam a redução de custos operacionais, a melhoria da qualidade das operações e um melhor atendimento às necessidades dos clientes.

Na contabilidade empresarial, o pronunciamento contábil básico – R1, estabelece conceitos que fundamentam a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis destinadas aos usuários externos. Sua finalidade é dar suporte ao desenvolvimento de novos pronunciamentos técnicos e interpretações, orientações e a revisão dos já existentes.

O pronunciamento técnico CPC 27, diz como devem ser tratados contabilmente os ativos imobilizados, de maneira que os usuários das demonstrações possam discernir a informação sobre o investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como a manutenção dos mesmos. Existem pontos a serem considerados na contabilização de ativos imobilizados sendo eles o reconhecimento dos bens, a determinação de seus valores contábeis e os valores de depreciações e perdas por desvalorizações a serem reconhecidas.

E o pronunciamento técnico CPC 32, descreve o tratamento contábil dado a todas as formas de tributos sobre o lucro. O termo tributo sobre lucro refere-se a todos os impostos e contribuições nacionais e estrangeiros que são baseados em lucros tributáveis. A CPC 32 trata de ativos e passivos correntes e diferidos, que estão relacionados a incidência de tributos sobre o lucro. Por também abranger os tributos estrangeiros, este pronunciamento trata de situações não previstas na legislação fiscal brasileira.

E por fim, o pronunciamento técnico CPC PME, é um conjunto completo de princípios contábeis Para aplicação nas demonstrações contábeis para fins gerais de empresas de pequeno e médio porte. A entidade que elaborar todos os seus demonstrativos contábeis de acordo com o pronunciamento do CPC PME, deverá fazer uma declaração explicita e sem reserva dessa conformidade nas notas explicativas.

A aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis é uma estratégia metodológica quantitativa que se caracteriza por: ser nomotética, pois enfatiza o desenvolvimento da investigação dentro de protocolos estabelecidos e técnicas específicas. Situa-se no âmbito do método das ciências em geral, baseado no teste da hipótese.

O Planejamento Tributário tem como principal objetivo a diminuição, de forma legal, da quantidade de impostos a serem pagos ao governo. Essas contribuições e taxas representam uma grande parcela dos custos das empresas, por isso, gerir esses tributos da forma correta é essencial para o crescimento do negócio.

A elisão e evasão fiscal são duas formas de evitar o pagamento de tributos. A evasão fiscal é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os métodos usados para evadir tributos estão a omissão de informações, as falsas declarações e a produção de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas, como a contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc.

Já a elisão fiscal configura-se num planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com