TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Orçamentária

Dissertações: Contabilidade Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Questões

1. No ano de 2007, quais as mudanças que iniciaram-se na Contabilidade Brasileira?

Em 2007, a contabilidade brasileira deu início à harmonização com o padrão IFRS (International Financial Reporting Standard). Essa transição determinada pela lei 11.638/07 alinha o Brasil ao processo de internacionalização da contabilidade, em curso em mais de 100 países.

2. Quais as mudanças específicas que estas novas normas trouxeram?

A harmonização internacional promete profundas transformações na contabilidade brasileira, fundamentada no direito consuetudinário, o IFRS adota o modelo anglo-saxão de contabilidade e contrapõe-se à tradição formalista brasileira ao priorizar a essência sobre a forma, para o investidor sobre a ênfase fiscal do resultado.

A norma internacional traz ainda mudanças específicas, tais como: a exigência de novos relatórios contábeis de demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado. Estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado; e extensão das obrigações de elaboração de relatórios e auditoria independente às empresas de grande porte, mesmo não constituídas sob a forma jurídica de sociedade anônima.

Nesta linha, a contabilidade brasileira está transitando de um modelo fortemente baseado em prescrições legalistas para um modelo similar ao norte-americano e internacional, pautado em determinações gerais de lei e normas mais detalhadas sendo emitidas por um órgão regulador mais ágil.

3. Detalhar, qual a estrutura regulatória nos itens, Órgão Regulador, Normas Contábeis e Órgão Fiscalizador das Empresas Abertas, seja, nos Estados Unidos, no Brasil e Internacionalmente.

No Brasil: Órgão Regulador CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis;

Normas Contábeis CPC – Pronunciamentos do CPC

Órgão Fiscalizador das Empresas abertas CVM – Comissão Mobiliários

Internacional: Órgão Regulador IASB – International Accounting Standards Board

Normas Contábeis US GAAP – Generally Accepted Accounting Principles

Órgão Fiscalizador das empresas abertas SEC – Securitiem and Exchange Commission

4. Explicitar quais as mudanças ocorridas nas estruturas do Balanço Patrimonial, comparando a estrutura anterior (Lei 6404/76) e atual (Lei 11638/07)

No Passivo e Patrimônio líquido a conta exigível a longo prazo e Resultado de exercício futuros foram retiradas e dentro do Patrimônio líquido foi incluso. “Ajustes de avaliação patrimonial”

As mudanças feitas no balanço patrimonial após a lei 11.638/07 que no Ativo circulante saiu o “realizável em longo prazo”, e no não circulante o “Deferido” foi substituida pelo “Intangível”.

CONCLUSÃO/PARECER

A mudança feita na contabilidade brasileira para assim enquadrar aos padrões internacionais, foi de grande importância, os balanços das empresas ganharam linguagem universal, o que facilitou leitura e comparações dentro do mesmo segmento.

O novo padrão obrigou as empresas a reverem processos e sistemas de gerenciamento de informação e, com isso, gerou melhoras na gestão dos negócios como um todo. Além disso, trouxe uma maior conscientização das diversas áreas operacionais sobre a importância das informações repassadas, influenciando positivamente as decisões dos investidores.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »