TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade PATRIMÓNIO

Seminário: Contabilidade PATRIMÓNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade

A contabilidade é um procedimento de registro organizado de todas as transações efetuadas pela empresa, é uma ferramenta indispensável para a gestão dos negócios. A gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e sempre envolve a movimentação de recursos financeiros, assim, neces-sita de uma adequada estrutura de informações confiáveis, e a contabilidade é a principal delas.

A contabilidade alcança sua finalidade através do registro de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio da empresa, objetivando assegurar seu controle e fornecer aos seus administradores as informações necessárias à tomada de decisão. O registro de todas as ocorrências patrimoniais é feito pela contabilidade através da técnica que lhe é própria, chamada de escrituração.

O termo “Patrimônio” é utilizado para designar a totalidade dos bens, direitos e obrigações da em-presa.

Bens – È tudo que satisfaz necessidade e tem valor econômico.

Direitos – São bens de propriedade da empresa, em poder de terceiros.

Obrigações - São créditos da entidade em relação a terceiros, isto é, são todos os valores que uma empresa tem a pagar.

Vimos que o Patrimônio é um conjunto de bens direitos e obrigações de uma empresa. Para que a contabilidade desempenhe seu papel de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, ela precisa apresentar esses elementos patrimoniais de alguma forma. A maneira que a Contabilidade utiliza para representar a situação patrimonial é a forma gráfica. Os bens, direitos, e obrigações podem ser didaticamente dispostos em gráfico em forma de “ T ”:

PATRIMÔNIO

Bens

Direitos Obrigações

A contabilidade atribui um nome para cada um dos lados do gráfico: ATIVO e PASSIVO.

O lado esquerdo do gráfico recebe o nome de Ativo, pois é composto pelos bens e pelos direitos, que formam o conjunto dos elementos patrimoniais positivos da empresa. O lado direito do gráfico recebe o nome de Passivo, pois é composto pelas Obrigações, as quais formam o grupo dos e-lementos negativos da empresa.

No gráfico em “T” acima, que serve para representarmos os elementos componentes do patrimô-nio, a soma do lado esquerdo deverá ser igual à soma do lado direito.

Partindo-se do princípio de que os elementos positivos (Ativo = bens e direitos) devam ser superi-ores aos elementos negativos (Passivo = obrigações), aparecerá no gráfico um quarto grupo de elementos que chamaremos de Patrimônio Líquido.

Esse quarto grupo corresponde exatamente à diferença entre o Ativo e as obrigações, e será co-locado no lado do Passivo para assegurar a igualdade entre os dois lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com