TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade PL

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade PL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

O patrimônio Líquido possui suas variações devido à dois fatores: a. alteração de capital, podendo aumentar quando houver investimento por parte dos sócios, ou diminuição no caso de devoluções do capital; b. o resultado obtido entre receitas e despesas.

A receita trata-se de entradas para a empresa, seja por meio da atividade (Receita Operacional), seja por receitas financeiras, ou até mesmo receitas não operacionais.

Já a despesa é a saída da pessoa jurídica, seja pelo consumo de bens ou serviços, seja pela atividade empresarial. Ressalta-se que a despesa deve ter como finalidade a geração de uma receita.

O resultado patrimonial, no entanto, é definido como o confronto entre receitas e despesas, sendo que se a receita for maior que a despesa, encontra-se o lucro da empresa, todavia, se as despesas forem maiores que as receitas, será calculado o prejuízo.

Para efetuar os lançamentos contábeis, as receitas tem natureza credora, enquanto a despesa tem natureza devedora.

Para fins externos, o período de apuração do resultado da empresa geralmente é feito por um ano, denominado exercício social. Contudo, para controle da empresa, é recomendável que se faça a apuração do exercício no período mensal.

Ao final da apuração do exercício, o lucro ou prejuízo deve ser transferido para uma conta patrimonial, pois as contas de resultado devem ser encerradas ao final deste período. Assim, há a transferência pra a conta denominada “Resultado”.

Após, o saldo da conta resultado é transferida para a conta de Lucros e Prejuízos Acumulados, que poderá ser distribuído para as demais contas do PL e do Passivo.

Importante ressaltar que o resultado de um exercício é demonstrado através da DRE- Demonstração do Resultado do Exercício, que possuí um cabeçalho composto de: a)nome ou denominação da empresa; b)nome da demonstração; e c) período coberto.

Por fim, a finalidade do DRE pode ser demonstrado como: a. informação transmitidas para os sócios e quotistas; b. os bancos tem acesso à rentabilidade da empresa; c. acesso à informação para os investidores; c. projeção pelos administradores de novas atividades para obtenção de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com