TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Razonete

Ensaios: Contabilidade Razonete. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

Razonete

Representação gráfica em forma de T, para apurar os saldos de todas as contas que são movimentadas pela empresa. Coloca-se nos Razonetes o titulo da conta na parte superior, de um lado registram-se os aumentos e do outro lado da conta as diminuições.

A natureza da conta é que ira determinar qual devera ser utilizado para o aumento e qual lado será utilizado para diminuição.

Se for uma conta de Ativo, por coerência da sua disposição no Balanço Patrimonial, todos os aumentos serão lançados no lado esquerdo do Razonete. Consequentemente, as diminuições serão lançadas no lado direito.

Se for uma conta de Passivo e PL, por coerência da sua disposição no Balanço Patrimonial, todos os aumentos serão lançados no lado direito do Razonete. Consequentemente, as diminuições serão lançadas no lado esquerdo.

Regra do DEBITO E CREDITO

Débito é o nome que se da ao lado esquerdo do Razonete. Credito é o nome que se da ao lado direito do Razonete. Portanto, não se pode definir débito e crédito, pois são meras convenções, nomes que se dão ao lado do Razonete ou cada conta.

Método das Partidas Dobradas

A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES. CONTAS- Representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um título que qualifica os elementos do patrimônio (bem, direito, obrigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com