TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Return on Equity

Seminário: Contabilidade Return on Equity. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  5.255 Palavras (22 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 22

Extremamente fácil de calcular, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido, (ou do inglês “Return On Equity” - ROE) é uma arma poderosa no arsenal do investidor, se ele conseguir entender exatamente para que serve. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido engloba três “alavancas” a disposição da administração para acelerar ou desacelerar uma empresa: a lucratividade; a administração de ativos; e a alavancagem financeira. Entendendo o Retorno sobre o Patrimônio Líquido como uma composição dessas três alavancas a disposição da administração, os investidores poderão ter uma boa idéia do tipo de Retorno sobre o Patrimônio Líquido que poderão esperar, e da capacidade administrativa da empresa.

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido é calculado dividindo-se o lucro obtido naquele ano pelo Patrimônio Líquido Médio do mesmo ano. O Lucro vem do Demonstrativo de Resultados e o Patrimônio Líquido do Balanço Patrimonial, que estão disponíveis gratuitamente no site da CVM. (existem outras variações como, por exemplo, utilizar o Patrimônio Líquido do ano anterior, ou o Lucro médio dos últimos cinco anos. Os lucros podem também ser anualizados. Uma forma de estimá-los é somar os quatro últimos resultados trimestrais disponíveis. Os investidores devem ter cuidado para não anualizar resultados de um negócio sazonal onde todos os resultados estão concentrados em um ou dois trimestres).

Patrimônio Líquido é a diferença entre Ativos e Passivos existentes no Balanço Patrimonial. Assumimos que esses ativos (sem os passivos correspondentes) são função direta do capital que o acionista colocou no negócio originalmente, assim que ele foi criado. Logo, o Patrimônio Líquido é uma convenção contábil que representam os ativos que foram gerados pelo próprio negócio.

A forma mais comum de encontrarmos o Patrimônio Líquido é na forma de valor patrimonial por ação. Valor patrimonial por ação é o Patrimônio Líquido total dividido pelo número de ações existentes. Um valor contábil do negócio que não leva em consideração seu valor econômico intrínseco nem seu valor de mercado. Um negócio que cria bastante Patrimônio Líquido é um bom negócio porquê os investidores que criaram o empreendimento poderão ser recompensados pelos resultados auferidos pelas operações do negócio. Um negócio que possui alto Retorno sobre o Patrimônio Líquido é um negócio que paga condignamente os seus acionistas, criando ativos substanciais para cada real investido. Esses negócios são auto-sustentáveis, pois não necessitam de empréstimos ou investimentos adicionais em Patrimônio para continuar funcionando.

Uma das maneiras mais fáceis de verificar se uma companhia é criadora de ativos ou consumidora de caixa, é olhar para o Retorno sobre o Patrimônio Líquido que ela gera. Comparando os lucros gerados com o Patrimônio Líquido é possível verificar quanto de lucro ela produz em cima dos ativos existentes. Se o retorno de uma firma é de 20% então, ela gera 20 centavos de novos ativos para cada Real investido originalmente. Como reinvestimentos na firma aumentam os Ativos no Balanço Patrimonial, se aumentarmos os investimentos em uma firma, estaremos aumentando seus ativos e, para ela manter ou aumentar o ROE, ela terá que aumentar também os lucros

Se o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido é só:

Lucro de um ano

ROE = ---------------------------------

Patrimônio Líquido Médio

...onde está a margem líquida, a administração de ativos e a alavancagem financeira? Se nós expandirmos a equação, causando alguns “flashbacks” indesejáveis de álgebra em alguns investidores, poderemos começar a levar em consideração as outras variáveis.

Lucros de um ano Vendas de um ano Ativos

ROE = ----------------------- * ------------------------ * --------------------------

Vendas de um ano Ativos Patrimônio Líquido

Como as Vendas e Ativos estão tanto no numerador como no denominador da equação, eles se cancelam (aqueles que tiveram problemas com álgebra terão que acreditar em mim). Quando nós quebramos essa equação dessa forma, surgem os três componentes do Retorno sobre o Patrimônio Líquido: Lucros / Vendas é chamado de margem Líquida; Vendas / Ativos de Giro de Ativos; e Ativos / Patrimônio Líquido de alavancagem financeira. Cada um desses componentes será discutido abaixo. Depois de completarmos nossa análise, voltaremos ao Retorno sobre o Patrimônio Líquido e explicaremos como esse número pode ser empregado para avaliar uma determinada companhia e mostraremos suas limitações como ferramenta analítica. (NT – A margem liquida *Giro de ativos é conhecido como ROA - “Return On Assets”)

1) Margem de Lucros (Pricing)

Precificar corretamente um produto ou serviço para obtermos maiores lucros e volume de vendas é um processo importante para o sucesso de qualquer empresa. Será que a decisão da Coca-Cola de vender seu refrigerante em galões de oito litros por $20 seria correta? Embora ela pudesse ganhar um pouco mais com essa embalagem porquê seria a solução mais econômica em termos de litros engarrafados, seria muito difícil imaginar quanto isso realmente ajudaria as vendas da empresa. Um motorista normal que parasse na loja de conveniência de um posto de gasolina não teria espaço vago no carro para um galão de oito litros. A compra do galão de Coca ficaria restrita a usos residenciais, em festas e estabelecimentos comerciais.

Nas modernas corporações o “Pricing” se situa na esfera do "marketing". Equilibrar lucro com volume de vendas é a matéria-prima de trabalho de pesquisadores de mercado, promotores de produtos e executivos do alto escalão. Mas, mesmo todo o volume de vendas do mundo não significará nada para os acionistas se não puderem ser transformados em lucro. Assim, o farol dos setores de vendas e marketing no mundo dos negócios é precificar um produto de forma que ele se torne o mais lucrativo possível e ainda consiga gerar um crescimento de vendas estável. Nessa equação, a margem de lucro é uma das formas mais fáceis de sabermos se uma empresa está ou não passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com