TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Trabalhista

Trabalho Escolar: Contabilidade Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  5.297 Palavras (22 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADRIANA G. PATRÍCIO

ROTINAS TRABALISTAS E CONTABILIZAÇÃO-2º. SEMESTRE

Machadinho D’ Oeste

2011

ADRIANA G.PATRÍCIO

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO- 2º. SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Superior Baicharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Contabilidade introdutória, Legislação e prática trabalhista, Cenários econônicos,Psicologia organizacional e Matemática financeira 1.

Orientadores: Professores: José Manoel da Costa; Mônica Maria Silva; Rita de Cássia Resquetti

Semestre 2º.

Machadinho D’ Oeste

2011

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho e apresentar as nocoes basicas do departamento de praticas trabalhistas dentro das organizações,e evidenciar os tipos de empregadores, empregados e trabalhadores,bem como os tipos de contratos de trabalho existentes.

Discorrer sobre a conceituação e finalidades da previdencia social, bem as caracteristicas pernitentes dos dos segurados e dependentes,expor diversos casos praticos e aplicaveis ao departamento pessoal das empresas sendo salarios e ordenados,contribuição previdenciaria entre outros.Será abordado tambem nesse conteudo os vales transportes que as empresas fornecem aos empregados e que tambem muitos dos empregados não usam esse beneficio.Cada empresa tem suas caracteristica para a operação das rotinas trabalhistas, pois os eventos a serem considerados na elaboração do recibo de pagamentos de salario dependem dos fatores que variam desde as caracteristicas da atividade economica até a dividualidade de cada empregado.A remuneração e composta por varias parcela e adicionais concedido ao empragado pela sua atividade .Adional noturno, periculosidade, insalubridade, comissoes etc.As rotinas trabalhistas dependemdo aprendizado conceitual da relação de emprego.O estudante,futuro profissional, precisa conhecer as diferenças entre empregado e diversos tipos de trabalhadores,por isso dependem do bom desempenho da profissao.Esta unidade de estudo trata da pratica trabalhista em si, ou seja, descreve, discute,calcula, infere e compara o conjuto de rotinas trabalhistas que serao seguidas pelos profissionais de recursos humanos desde o processo de seleção de um novo funcionario .Ainda neste assunto será abordados varios tópicos, entre eles;a contribuiçaõ sindiacal;estilos de lideranca as demanda da macroeconomia. Indidualismo nas organizações trabalho em grupo;lançamento em livro razao e livro diario;a importancia do balancete nas organização,e as demais citações sera abordado no decorrer do trabalho das disciplinas acimas citadas.

1.ROTINAS TRABALHISTAS

A elaboração da folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados da empresa de acordo com a legislação previdamente criada e uma obrigação da empresa.Com o adventos da legtislação , passou a ser exigida uma padronização na elaboraçaõ dessa folha, determinando no minimo o que uma folha deve conter.A folha de pagamento devera ser elaborada mensalmente, de uma forma coletiva de cada estabelecimento da emprsa.Os principais descontos são :INSS;IRRF;adiantamento salarial;vale transporte ( parcela equivalente a 6%(seis por cento)do salario base );contribuição sindical;faltas ;entre outros.

• Vale Transporte: é um benefício entregue por força de lei, do valor entregue ao empregado, o empregador pode descontar no máximo 6% do salário base, isso se o valor entregue for maior, caso contrário, descontar o valor entregue

• DSR: é o valor pago para horas extras, comissão ou adicionais que ainda não foram computados o descanso. Sua forma de cálculo deve ser interpretada como a somatória dos dias úteis, inclusive o sábado, dividido pelos domingos e feriados no mês

• Faltas Dias: são os dias que efetivamente o empregado não compareceu e não houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento. Esses dias são utilizados para dedução da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS, também prejudicam no escalonamento das férias e 13º salário, podendo sofrer o desconto dos feriados e domingos em razão da falta. O fundo de garantia do tempo de serviço é formado por contribuições compulsórias do empregador sobre s folha de pagamento, depositada na Caixa Econômica Federal em conta especifica do empregado. O resgate da conta é admissível em determinadas situações, como despedida sem justa causa. Algumas empresas, em virtude de política interna, bem como de documento coletivo, pode conceder benefícios aos empregados, tais como, assistência medica previdência privada, refeição, entre outros. O FGTS – Fundo de Garanti do tempo de Serviço. Conforme artigo, “Corresponde a 8% sobre o valor bruto da folha de pagamento, o qual será recolhido na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados. Constitui uma despesa paga pela empresa aos empregados”.

• CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: é devida pelo empregado a contribuição de 01 dia de trabalho no exercício anual de sua atividade, normalmente ocorre o desconto em março de cada ano, porém caso não tenha sido descontada deverá ser feita no mês seguinte à admissão. Estas contribuições ainda são palcos de grandes discussões e controvérsias para maioria dos profissionais liberais, autônomos e empregados na maioria das empresas. Muitos sindicatos, através das mais variadas nomenclaturas, estabelecem diversas cobranças como contribuição confederativa, taxa assistencial, contribuição retributiva, mensalidade sindical entre outras, gerando diversas duvidas quanto alegalidade da cobrança ou não.

• DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOS: O desconto de INSS é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com