TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Trabalhista

Trabalho Universitário: Contabilidade Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

É uma ferramenta esta que, aliada ao planejamento estratégico, garante o sucesso de qualquer tipo de organização pelo assessoramento para tomada de decisão. Alguns dos principais benefícios do orçamento é a possibilidade de anteceder as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimar os recursos a serem utilizados e atribuir as responsabilidades para atingir os objetivos fixados, gerando informação corporativa. Quanto aos procedimentos metodológicos este estudo classifica-se, do ponto de vista da abordagem do problema, como qualitativo e, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, como bibliográfico.

Em decorrência deste enfoque o orçamento apresenta como desígnio que a empresa almeja alcançar, passando pelo exame dos pontos fortes e fracos apontados pelo planejamento estratégico, sempre buscando alocar de modo mais competente os recursos.

Busca aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa, configurando-se em um sistema de informação eficiente para que atenda todas as necessidades de forma clara e precisa. O orçamento promove uma avaliação dos objetivos elaborados pela instituição em todos os graus hierárquicos envolvidos, o que causa um aumento da integração e de empenho por parte dos colaboradores, uma vez que eles se envolvem absolutamente com os resultados delineados.

Sendo assim, o orçamento é peça fundamental para a gestão administrativa, possibilitando ao dirigente financeiro tomar decisões alinhadas ao planejamento estratégico, sendo fundamental para o sucesso destas decisões, enfatizando entendimento e o comprometimento de todos os colaboradores. Um instrumento capaz proporcionar uma visão bem aproximada da situação financeira futura da empresa.

“Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício.” (PADOVEZE,1994, p. 3).

O orçamento empresarial se faz imprescindível para que a empresa possa visualizar, previamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com