TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributaria

Trabalho Escolar: Contabilidade Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O objetivo de esta atividade conhecer e entender para um aprendizado eficiente e eficaz.

Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.

Desenvolvendo com motivação e por meio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a capacitação de insumos necessárioS aos controles técnicos a geração e disseminação de informação contábeis com o conhecimento nível de precisão.

Auxilia no desenvolvimento das competências, e conhecendo proficiência as atribuições e prerrogativa que lhe são escritas no seguro.

Elaborando pareceres e relatórios que contribuem para a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativo à profissão, com mais e também conhecer como é um profissional da área e suas maiores dificuldades.

Exercendo com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação especifica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

ETAPA 1

1 - Como surgiu o Seguro no Brasil?

O seguro surgiu no Brasil em 1808, com a abertura dos portos por D. João VI, e o início da navegação intensiva com todos os países. A primeira empresa de seguro no Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé, nasceu na Bahia, centro da navegação marítima da época. Até 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo.

2-Quais os elementos e definição de Seguro?

O seguro, segundo Althearn, é entendido como “um plano ou um dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas” (Althearn, 1981). Quanto aos elementos de contrato de seguros, não existe propriamente um consenso sobre eles. Alvim evidencia em seu livro que Clovis Beviláqua enumerou os seguintes elementos: “o segurador, o segurado, o prêmio e o risco, isto é, o perigo possível que pode ocorrer ao objetivo segurado” (Alvim, 1999). De acordo com oliveira, percebemos uma expansão, pois os elementos são: o segurador, o segurado, o risco, o prêmio e a apólice (Oliveira, 2002). Souza possui uma definição bem abrangente ao caracterizar o seguro como “uma operação que toma forma jurídica por meio de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga com a outra (segurado ou beneficiário), mediante o recebimento de uma importância estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no contrato” (Souza, 2002).

Todo contrato de seguro deve possuir as seguintes características:

• Aleatório: pelo fato de depender de evento futuro e incerto;

• Bilateral: há obrigações para as duas partes. A seguradora tem a obrigação de indenizar desde que o segurado tenha pagado os prêmios;

• Oneroso: segurado e segurador possuem ônus e vantagens econômicas. O primeiro tem o ônus do prêmio e a vantagem do prêmio da transferência do risco; o segundo possui a vantagem dos prêmios e o ônus de formação de reservas técnicas para eventuais indenizações;

• Solene: há uma formalidade materializada pela apólice;

• Boa-fé: cabe ao segurado ser honesto (verdadeiro) em suas informações, e a seguradora mensurar o risco, também, de forma honesta, bem como redigir o contrato de forma clara.

• 1-Destinados à negociação- títulos e valores mobiliários adquiridos com o propósito de serem negociados;

• 2-Disponíveis para venda- títulos e valores mobiliários que não se enquadram para negociação nem como mantidos ate o vencimento;

• 3-Mantidos ate o vencimento-títulos e valores mobiliários para os quais haja intenção ou obrigatoriedade e capacidade financeira para sua manutenção em carteira até o vencimento.

Texto legal (Lei nº6. 404/76).

Classifica-se ativo Não Circulante.

3-Qual o objetivo de se fazer um seguro ?

Aplicação financeira é aplicação de recurso em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento e taxa de rendimentos pré ou pós-fixados. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado ás taxas contratadas;

1-Deposito a prazo fixo

2-Certificado de deposito bancário

3-Caderneta de poupança

4-Debêntures conversíveis ou não em ações.

A classificação contábil dá se a empresa deve registrar os instrumentos financeiros decorrentes da aquisição de ações de outras empresas com base no valor efetivamente desembolsado, ou seja, pelo custo de aquisição. Predicamentos, esses instrumentos financeiros deverão ser ajustados ao valor justo e a contrapartida do ajuste será apropriada no Resultado do Exercício ou no Patrimônio Liquido, de acordo com a classificação de tais instrumentos.

ETAPA 2

Cosseguro Facultativo Ocorrem com a concordância do segurando, entre duas ou mais seguradoras independentes, sem participação acionária entre elas. Obrigatórios, que ocorrem, sem a consulta ao segurado, entre duas ou mais seguradoras, ou seja, há participação acionária entre elas. Seguro distribuído entre várias companhias seguradoras, cada uma das quais assumindo parte dos riscos, de acordo com as condições constantes na respectiva apólice.

Resseguro Facultativo As seguradoras escolhem quais apólices irão ressegurar facultativamente e os resseguradores escolhem quais cessões de resseguro aceitarão. Automático: há a obrigatoriedade de a seguradora ceder riscos, e a resseguradora aceitá-los. É a distribuição parcial do risco assumido pela seguradora, em que esta transfere para outras, parte da sua responsabilidade. É a operação de que se vale um ou mais seguradores para transferir a resseguradora o excesso de responsabilidade que ultrapassa o limite de sua capacidade econômica de indenizar o seguro.

Retrocessão Basicamente, da mesma natureza dos utilizados em operações de resseguro, deles diferindo apenas na condição dos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com