TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Projeto de pesquisa: DESAFIO DE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  13.319 Palavras (54 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 54

DESAFIO DE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Trabalho de Aprendizagem da Matéria de Contabilidade Tributária apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação a Distância, como desenvolvimento das competências e habilidades, requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

VITÓRIA – ES

2012/2

RESUMO

A presente pesquisa tem o objetivo de favorecer a aprendizagem no campo da Contabilidade Tributária, estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo, a convivência e principalmente o trabalho em grupo, desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado, direcionar o aluno para emancipação intelectual, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Para isso foram organizadas na forma de um desafio em etapas, que solucionadas, ajudam a desenvolver as competências e habilidades requeridas para a atuação no mercado de trabalho.

ABSTRACT

This research aims to foster learning in the field of Financial Management, encourage shared responsibility for student learning efficiently and effectively promote the study, living and especially teamwork, develop independent studies, systematic and self -learning, direct the student to intellectual emancipation, promote the application of theory and concepts to solve problems relating to the profession. To this were organized in the form of a challenge in stages, which addressed, help to develop the skills and abilities required for performance in the labor market.

.

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 05

2. CAPÍTULO ÚNICO (Desenvolvimento da atividade)............................. 06

3. CONCLUSÃO............................................................................................ 14

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................ 15

I – INTRODUÇÃO

Este trabalho aponta a importância da Contabilidade Tributária quanto à atuação na manutenção do fluxo de caixa da empresa, da movimentação de dinheiro em espécie pela empresa e da utilização desse dinheiro em transações que favoreçam o bom desenvolvimento dos lucros em longo, médio e curto prazo, bem como seus objetivos, funções e áreas onde se aplica afim de que não aconteçam falhas no processo que ocasionem perda ou prejuízo à empresa.

A Contabilidade Tributária permite a visualização da atual situação da empresa e através dos dados e registros obtidos junto aos outros departamentos permitirá ao gestor a tomada de decisões que indicarão o fracasso ou o sucesso da empresa. Demonstra a relação de interdependência entre as áreas da empresa: Contabilidade-Administração Financeira-Economia e que mesmo apresentando semelhanças, são diferentes e têm maneiras diferentes de fazer a leitura da organização. Além de esclarecer as diferenças existentes quanto ao profissional contabilista e economista, expondo as tarefas peculiares de cada função em relação ao conjunto que a equipe de trabalho está inserida, na empresa.

2. CAPÍTULO ÚNICO (Desenvolvimento da atividade)

Etapa Nº 1

Passo 3

Nome: Liga Canista Indústria e Comércio Ltda.

CNPJ: 00.123.456/0001-78

CNAE: 1533-5/00 (Fabricação de calçados de material sintético)

Inscrição Estadual: 99.999.999

Faturamento Médio Mensal: R$ 800.000,00

Faturamento Médio Anual: R$ 9.600.000,00

Quantidade de Funcionários: 200

Passo 4

Um planejamento tributário bem elaborado possibilita uma tomada de decisão mais acertada, uma vez que orienta os passos da empresa alinhando à legislação vigente de forma a reduzir consideravelmente os custos e os riscos ligados a autuações fiscais.

Não podemos confundir planejamento tributário com sonegação fiscal. O planejamento tributário propõe atitudes que reduzirão o valor dos tributos devidos, sem, contudo, sonegar ou fraudar o fisco. Na verdade, tudo é feito em conformidade com a legislação. Sendo assim, encontramos mais um motivo para investir neste assunto; A legislação tributária é demasiadamente complexa, o que ocasiona a necessidade de auxílio de consultores especializados, para que seja possível cumprir com todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com