TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributaria

Trabalho Escolar: Contabilidade Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO PÓS DIREITO TRIBUTÁRIO

A Empresa XYZ tem exercício social coincidente com o ano civil. Em dezembro de 2010, prestou serviços a uma indústria, cobrando desta o montante de R$ 10.000,00, dos quais recebeu, contra recibo, dez por cento (10%). Em janeiro de 2011, faturou o restante, dividindo o pagamento em 18 parcelas mensais e sucessivas de determinado valor, vencendo a primeira delas em 31-01-2011. De acordo com a Lei n. 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), a Empresa XYZ deve apropriar os R$ 10.000,00, como receita, ainda em 2010.

Pergunta-se: qual PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTABILIDADE foi aqui aplicado? ”

1. INTRODUÇÃO)

O presente trabalho objetiva tecer breves considerações acerca dos princípios fundamentais da Contabilidade, em especial, o Principio da Competência.

Este princípio vem a proporcionar várias evoluções e conhecimento sobre os negócios e avaliação da Entidade.

Assim vamos desdobrar um pouco sobre este princípio cujo a questão vem trazendo.

2. DESENVOLVIMENTO

O princípio Fundamental da Competência vem ao encontro de propiciar melhor apuração do resultado do exercício, como também a avaliação do patrimônio da Entidade.

Este princípio traduz em um efetivo instrumento de planejamento e controle por obrigar os gestores a realizarem análises, conferências, ajustes e relatórios para maior apreciação dos resultados e interagir no conhecimento do negócio.

O Princípio da Competência determina quando as alterações no ativo ou passivo decorrem em aumento ou redução no Patrimônio Liquido, instituindo diretrizes para a classificação das transformações patrimoniais, resultando na observância de outros princípios fundamentais da contabilidade.

Assim as Receitas e Despesas devem ser reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencerem, e, de forma simultânea, quando se correlacionarem.

As despesas devem ser reconhecidas independente de seu pagamento e as receitas somente quando de sua realização.

Por tanto ao período de tempo de que se trata a teoria do momento econômico-administrativo, é atribuída e, de forma correta, denominamos o Princípio da Competência.

3. CONCLUSÃO

Com tudo podemos compreender que o Princípio da Competência é de fato um dos mais importantes princípios que regem a contabilidade, pois tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o patrimônio líquido.

Assim Sabendo o quanto é importante este princípio e que cada vez mais os usufrutuários da contabilidade exigem mais informações fidedignas, torna-se importante a observância deste princípio no que se refere às despesas e às receitas, devendo ser incluídas na apuração do resultado no período em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, prevalecendo sempre o período em que ocorreram.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADRIANO, Sergio, Apostila de Contabilidade. Material da 1ª aula da Disciplina Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com