TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributária

Artigo: Contabilidade Tributária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA - ETAPAS 1E 2

Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina de Contabilidade Tributária do Curso de Ciências Contábeis.

Professor: Eli Eustáquio

BELO HORIZONTE

2014

RESUMO

Este trabalho traz um serviço de consultoria tributária para um grupo de empresários. Os mesmos pretendem abrir um negócio que seja um comércio varejista e tributado pelo lucro real. Serão apresentados todos os cálculos e análises que foram realizados para a apresentação do trabalho.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 ATPS- ETAPA 1 6

1.1 Passo 1- Contabilidade Tributária nas empresas 6

1.2 Passo 2- Filme: Classificação dos tributos 7

1.3 Passo 3- Produto a ser comercializado 8

2ATPS- ETAPA 2 9

2.1 Passo 1- Carga Tributária Brasileira 2012 9

2.2 Passo 2- Tributação do ICMS no produto a ser comercializado 9

2.3 Passo 3- Folha de pagamento 11

2.4 Passo 4- DRE depois da folha 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

ANEXOS:

ANEXO A –Folha de pagamento

INTRODUÇÃO

A Contabilidade Tributária assume um papel de grande relevância para as empresas, pois é através do planejamento tributário que ela minimiza o impacto dos tributos sobre as operações das mesmas, buscando o máximo de qualidade das informações contábeis e tudo de forma lícita.

Neste serviço de consultoria tributária, o ramo de atividade da empresa a qual iremos trabalhar é a de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (CNAE: 47.81-4-00). A empresa denomina-se MODA JEANS COMÉRCIO VAREJISTA S.A.

O presente trabalho vai buscar desenvolver os principais aspectos da contabilidade tributária, desenvolvendo as atividades propostas conforme os princípios da tributação na comercialização do produto, o qual será a venda de calças jeans.

Com a elaboração deste trabalho buscamos ampliar nossos conhecimentos no planejamento financeiro tributário.

1 ATPS -Etapa 1

1.1 Passo 1 – Contabilidade tributária nas empresas

Empresas brasileiras, sejam elas de pequeno ou grande porte, estão passando por momentos delicados em relação às obrigações tributárias de maneira geral, devido ao aquecimento da economia interna.

Gestores e empreendedores sensíveis à crise financeira americana e à crise do eurovisam o mercado interno altamente aquecido pelo governo,a manutenção e sustentabilidade dos números e índices que notabilizam a economia brasileira. O momento é bastante especial, uma vez que as adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira e as tecnologias tributárias que exigem maior transparência e controle interno das empresas, buscam reduzir a economia informal e a sonegação fiscal.

Muitas empresas foram constituídas em locais em que nos dias atuais o plano diretor aprovado por prefeituras não permitem o exercício daquela atividade econômica naquela localidade, ficando essas empresas em situação irregular com as obrigações municipais.

Por isso, antes de abrir uma empresa, o empresário deve analisar todos os critérios possíveis para que não tenha problemas com a fiscalização, haja vista que a maioria das empresas não tem informações tributárias corretas e suficientes.

Para tanto, a Contabilidade Tributária é a área da Contabilidade que trata dos tributos. Saber e conhecer todos eles, inclusive seus regulamentos, decretos, etc., são de extrema importância para que se possa atuar de maneira lícita, evitando riscos.

Hoje, com a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade, com as inovações tecnológicas e no envio das informações à Receita Federal e aos fiscos em geral (NF-e, CT-e, SPED Fiscal e Contábil, EFD Contribuições, FCONT, NFS-e, ECF, E-Social); é necessário muito cuidado, pois a fiscalização torna-se mais eficiente, rápida e fácil, por isso, as informações devem ser prestadas com o máximo de cuidado e licitude.

Os profissionais da atualidade têm sentido com essa mudança, principalmente pelo fato de exigirem maior conhecimento técnico específico e suas atualizações.

Diante deste novo cenário econômico, da alta competitividade mundial, as empresas e profissionais estão cada vez mais buscando capacitação e qualificação para se tomar as decisões estratégicas mais adequadas. Investidores cada vez mais em busca de informações plausíveis de retorno fazem com que cada vez mais empresas se utilizem do PES (Planejamento Estratégico Sustentável), um instrumento que busca transparência nas ações e redução de riscos que podem afetar qualquer capital, afim de retratar melhor a realidade efetiva da empresa que vai além de indicadores como demonstrações financeiras, arquivos digitais e de números aparentes. Diante da necessidade se tomar decisões estratégicas mais adequadas, o PES poderá reduzir os RISCOS que podem afetar qualquer capital.

Busca-se uma visão mais ampla de tudo que se administra e da interação destas com o ambiente que as cercam, exigindo das empresas uma gestão do negócio ecologicamente correta, com responsabilidade social, respeitando o meio ambiente e valorizando os funcionários. A realidade é que com a elevada carga tributária atribuída às empresas, recursos caros e escassos necessários a sua manutenção, essa responsabilidade social só é possível devido à plena utilização dos Incentivos Fiscais de Inclusão Social das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com