TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Conceitos

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Cursos: Administração/ Ciências Contábeis/ Economia

Disciplina: Fundamentos da Contabilidade

Prof. Aloisio Teti

E-Mail: prof.teti@yahoo.com.br                          NA 01

CONTABILIDADE

Conceito.

        “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativo às administração econômica.” – Conceito oficial formulado no 1º Congresso Brasileiro de Contabilistas, Agosto 1924.

        “A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”- Conceito da Ipecafi – Instituto Brasileiro de Pesquisas em Contábeis, Atuariais e Financeiras.

        “A contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do regime, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo Patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetárias.” NBC-T-1/ Resolução CFC n.º 785, 28 de julho de 1995.

Objeto da Contabilidade.

        O objeto da Contabilidade é o patrimônio da das entidades econômico-administrativas.

Objetivo da Contabilidade.

        O Objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.

        As informações se destacam pela natureza econômica e financeira.

  1. As de natureza econômicas compreendem as receitas e despesas, que geram o lucro ou prejuízo do período, e que são responsáveis pela variação do Patrimônio Líquido (PL).
  2. As de natureza financeiras abrangem os fluxos de caixa e do capital de giro.

Aspectos Qualitativos e Quantitativos.

        A contabilidade estuda o patrimônio nos seus aspectos qualitativos e quantitativos. No aspecto qualitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais segundo a natureza de cada conta. Trata-se do detalhamento desses componentes segundo a espécie. O aspecto quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em termos numéricos.

Usuários da Contabilidade

        Compreende todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresa individual), sócios ou acionistas (empresas societárias), administradores, governo, fornecedores, clientes, investidores que atuam no mercado de capitais, bancos etc.

Técnicas Contábeis.

São inúmeras as técnicas contábeis, as mais expressivas:

Escrituração – Consiste no registro, em livros próprios (Diários, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os fatos administrativos, bem como dos atos administrativos relevantes que ocorrem no dia a dia da empresa;

Demonstrações Contábeis – São relatórios técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. As demonstrações mais conhecidas são Balanço Patrimonial e DRE – Demonstração de Resultado do Exercício;

Auditoria – É a verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis, através do exame minucioso dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a elas;

Analise de Balanços (análise das demonstrações contábeis) - Compreendem o exame e a interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, a fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade;

Consolidação de balanços (consolidações das demonstrações contábeis) – Corresponde à unificação das demonstrações contábeis da empresa controladora e de suas controladas, visando a apresentar a situação econômica e financeira de todo o grupo, como se fosse uma única empresa.

Campos de aplicação da Contabilidade.

O principal campo de aplicação da contabilidade são as azienda.

A azienda é representa o patrimônio considerado juntamente com a pessoa que tem  poderes sobre ele de administração e disponibilidade.

        O conceito de Azienda reúne o patrimônio e a pessoa que o administra:

Azienda  = Patrimônio + Gestão

                Gestão é o ato de administrar, de gerir os bens e obrigações, além dos recursos humanos.

                Considerando o patrimônio de uma determinada empresa, a partir do momento em que passe a ser administrado, com o objetivo de lucro, ele irá sofre modificações significativas. Surge, então, a Contabilidade, como instrumento necessário ao controle e informação dos efeitos provocados pelos fatos decorrentes da gestão patrimonial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com