TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custos

Tese: Contabilidade de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhada, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

Nestas duas primeiras etapas estudaremos sobre os seguintes Temas:

 Termologia de Custos;

 Conceito de Custos;

 Conceito de Despesas;

 Conceito de Perdas;

 Conceito de Investimentos;

 A importância de um Índice de Preço Próprio numa Economia desindexada;

 Rateio;

 Departamentalização.

PASSO 2

TERMOLOGIA DE CUSTOS

É relevante ao iniciar o estudo do Gerenciamento dos custos em projetos que se utilize uma terminologia no sentido de evitar que se tenham vários nomes para um único conceito e também conceitos diferentes para uma única palavra.

Inicialmente, tentar-se-á conceituar, Gastos, Custos, Despesas, Investimento e Perda.

CONCEITO DE CUSTOS

Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço. O custo pode abranger matéria-prima, mão-de-obra, encargos sociais (INSS, FGTS, Férias, 13º Salário, combustíveis de máquina de produção, aluguel, seguros do prédio da fábrica, e tudo que está relacionado à produção. O empresário deduz custo do imposto de renda (exceto micro-empresas cadastradas pelo Simples Nacional).

De acordo com Martins (1998) “produzir é transformar os meios econômicos em produtos ou serviços possíveis de serem consumidos ou utilizados”.

O custo dessa transformação ou de produção é o total de custos incorridos em determinado período, esteja ou não inteiramente acabada. Da obra de Martins (1998) é possível extrair, sumariamente, diversas definições de custos, dentre elas:

 Custo da produção acabado:

É o total dos custos contidos na produção acabada no período, abrangendo também os custos de produtos que estavam em elaboração no início do período e foram concluídos dentro do período.

 Custos primários:

São os custos elementares ou diretos, ou seja, o valor da mão-de-obra direta e do material direto empregado na fabricação.

 Custo de transformação:

É o total dos custos de produção exceto os de matéria-prima, material secundário e de embalagem. São custos Contabilidade e Análise de Custos necessários à transformação dos produtos (mão-de-obra indireta, material de consumo, energia elétrica, combustível etc.).

Além dessas definições, os custos podem ser classificados da seguinte maneira:Quanto à sua incidência no produto:

 Diretos

São os custos que podem ser facilmente identificados diretamente com o produto, sem necessidade de se efetuar um rateio.

 Indiretos:

São os custos que não podem ser apropriados diretamente ao produto e, por isso, necessitam de um critério de rateio, que é atribuição de custos a departamentos ou a produtos calculados sobre uma base determinada para sua alocação.

Quanto à sua relação com a quantidade produzida:

 Custos variáveis:

são os que variam diretamente com as quantidades produzidas: a matéria-prima.

 Custos fixos:

são aqueles que não se alteram com o volume de produção. Em conseqüência, quanto maior a produção, menor será a parcela do custo fixo a ser atribuído a cada unidade: aluguel da fábrica.

CONCEITO DE DESPESAS

Despesa é o gatos necessário para a obtenção de receita As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Ex: aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores etc. Elas ainda são classificadas em fixas e variáveis, sendo as fixas aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, enquanto que as variáveis são aquelas cujo valor a ser pago está diretamente relacionado ao valor vendido.

CONCEITO DE PERDAS

Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.

São itens que vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção de receita. É muito comum o uso da expressão Perdas de material da fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" é, na realidade, um custo, já que são valores sacrificados de maneira normal no processo de produção, fazendo parte de um sacrifício já conhecido até por antecipação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com