TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custos

Tese: Contabilidade de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo : Capítulo 4 – Contabilidade de Custos

Materiais Diretos

Os materiais diretos, que são utilizados no processo de produção possuem como base de apropriação seu valor histórico de aquisição, mais durante a utilização destes materiais alguns problemas são encontrados que são; a avaliação, o controle e a programação, todas estas funções são de extrema importância na classificação dos custos de matérias.Quando tratamos dos itens que integram o valor dos materiais, temos uma regra que explica claramente que todos os gastos realizados para colocação do ativo em condição de uso ou a venda incorporam o valor deste mesmo ativo. Encontramos certas diferenças em relação à classificação da armazenagem industrial e comercial, nesta os gastos com armazenagem de mercadoria são despesas e para as indústrias é um acréscimo no valor dos itens em estoque além de atribuir tal gasto diretamente ao produto. Outra questão importante são os descontos financeiros que são classificados como receitas financeiras ao invés de redução de custos, e os descontos e abatimentos são considerados redução do preço de aquisição. Os Materiais diretos se subdividem-se em dois grupos : Matéria-Prima e Materiais Secundários.

A Matéria-Prima é o principal material que compõe o produto final, refere-se aos materiais que recebem o processo de transformação, ou seja, eles é que dão origem ao produto.

O Material Secundário não é o componente básico do produto, entretanto, é perfeitamente identificável ao produto mesmo não tendo transformações.

Materiais indiretos

São as várias matérias utilizadas em todos os departamentos produtivos, no sentido de se conservar e manter os equipamentos móveis e imóveis em perfeito estado de utilização. Os materiais indiretos não se incorporam às unidades de produção, mas sim figuram nas apropriações das despesas indiretas dos custos industriais. Tendo dois tipos de materiais que são classificados nesse grupo:

Materiais que, embora presentes no produto, são de difícil quantificação - Geralmente a dificuldade de quantificação ocorre sempre que a quantidade de material aplicada no produto estiver sujeita a diferentes comportamentos da matéria-prima ou quando a aplicação é manual. Os itens não quantificados são classificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com