TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilização Do Credito E Debito

Exames: Contabilização Do Credito E Debito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

A contabilidade é fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.

O livro Diário é o registro básico de toda a escrituração contábil. Nele devem ser lançados, dia a dia, todos os atos ou operações da atividade que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial, autenticado pelo órgão competente. Os lançamentos no livro Diário: podem ser efetuados diretamente ou por reprodução, quando adotada a escrituração mecanizada, em que as matrizes são elaboradas em tinta copiativa e em seguida transpostas para o livro Diário Copiador; devem ser efetuados com individuação e clareza, de modo a permitir, em qualquer momento, a perfeita identificação dos fatos descritos. No caso de adoção de escrituração mecanizada, o livro Diário pode ser substituído por lotes de fichas ou folhas soltas, seguidamente numeradas, mecânica ou tipograficamente, desde que no anverso da primeira e no verso da última ficha ou folha numerada de cada lote sejam lavrados, respectivamente, os termos de abertura e de encerramento e que elas sejam autenticadas pelo órgão competente. O livro Diário pode ser escriturado por meio de processamento eletrônico dedados, método atualmente adotado pela maioria das empresas.

Qualquer que seja o sistema adotado em substituição ao livro Diário tradicional, os lançamentos deverão satisfazer todos os requisitos e as normas de escrituração exigida para os livros mercantis.

É admitida a escrituração resumida do livro Diário, por totais que não excedam o período de um mês, exclusivamente para contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que: sejam utilizados livros auxiliares (devidamente autenticados na forma prevista para o livro Diário) para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação.

1.1. Livro Razão

O livro Razão é utilizado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no livro Diário, ou seja, o livro Razão reflete exatamente aquilo que foi lançado no livro Diário, mas de forma individualizada (por conta ou subconta). Esse livro é um dos mais importantes instrumentos da escrituração contábil da empresa, porque fornece a totalização das contas individualmente, mostrando os totais lançados a débito e a crédito de cada conta e o saldo desta. A escrituração do livro Razão também deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações. O livro ou as fichas do livro Razão são dispensados de autenticação na Junta Comercial no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

1.2. Contas de resultado e apuração do resultado do exercício:

Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados contra a conta de Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do Patrimônio Líquido para mais ou para menos. É importante ressaltar que a confrontação dos saldos dessas contas ocorre em função do consumo de despesas, custos e perdas, pagos ou incorridos correspondentes a receitas realizadas e rendimentos ganhos no mesmo período de tempo, não importando o encaixe ou o desembolso (recebimento ou pagamento).

1.3. Métodos das partidas dobradas

Método para registro dos eventos econômicos. Consiste em registrar duplamente os eventos econômicos, em termos de fontes e destinações dos recursos. Não há redundância uma vez que cada registro diz respeito a um aspecto diferente do evento econômico, a saber fontes e aplicações dos recursos.

2. Aspectos relevantes da Epopéia da Evolução

Ao longo desse estudo, vários enfoques, são analisados, abordagens e teorias, bem como circunstâncias históricas que possam explicar a Contabilidade enquanto ciência genuinamente social na interpretação mais atualizada dessa disciplina, a cientificidade contábil deve ser procurada numa série de características como, por exemplo: no entendimento e mensuração aplicados aos elementos do patrimônio; na preponderância do valor econômico em lugar de simples custos ou preços; no caráter preditivo das demonstrações contábeis; na introdução do fator de risco e do conceito do valor do dinheiro no tempo nas avaliações contábeis, bem como na consideração de custos imputados e de oportunidade.

O objetivo principal do estudo é através das várias fases históricas de seu desenvolvimento, desde simples método de escrituração baseado nas partidas dobradas até sua maturação como ciência social aplicada de forte fundo econômico. Ao longo da sua história a Contabilidade vem sofrendo influência predominante, como os Árabes, com seu conceito do zero e toda a lógica aritmética e algébrica, bem como seu sistema numérico.

A Contabilidade tornou se forma de conhecimento, para a formação dos agentes decisório dos mais variados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com