TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crédito, Débito, Método das Partidas Dobradas e Razonetes

Artigo: Crédito, Débito, Método das Partidas Dobradas e Razonetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

Crédito, Débito, Método das Partidas Dobradas e Razonetes.

A Importância dos razonetes é principalmente didática para ajudar a entender como

As operações de uma e empresa ou organização são processadas pela contabilidade na prática, a fonte dos BALANÇOS, PATRIMONIAIS,DRE, é o registros de créditos e débitos, asa vantagem do uso de razonetes é seu formatos gráfico e simplificado, que facilita a visualização dos registros e suas dinâmicas.

Cada conta do BP ou DRE e representada por um razonete, que registra os valores de credito ou debito, dependendo de como um fato altera a conta vemos que razonetes tem formato em T, com o nome da conta em cima, os débitos registrados na coluna da esquerda e créditos registrados na coluna da direita.

A logica de debito e credito da contabilidade é diferente da usada no senso comum e gera confusão para quem não compreende. No senso comum, créditos e o rendimento de dinheiro enquanto debito e a saída de dinheiro, na contabilidade.

. Um aumento ativo deve ser debitado e uma diminuição creditada

.Um aumento do passivo eu do patrimônio liquido deve ser creditado e uma diminuição debitada.

.Um aumento da receita deve ser debitado e uma diminuição creditada

.Um aumento da despesa deve ser creditada e uma diminuição direita da ; mais adiante serão dados exemplos para ilustrar como isso funciona, mas são essa instruções que definem quando um registro e debito ou credito.

Por exemplo, a de preção e uma conta do ativo, mais por ser redutora, já que contabiliza perda de valor do patrimônio, e credito quando aumenta e debita quando diminuiu.

O capital a integralizar é conta do patrimônio liquido, por tanto e debitado quando aumento creditado quando diminui.

È esse método que garante a igualdade do Balanço patrimonial( ativos=passivo +PL) e vencia o BP a DRE tanto o credito quanto podem ser divididos em mais de um lançamento por isso se chama partida dobrada.

Não existe lançamento único de credito ou debito por exemplo, se uma empresa compra matéria-prima de um fornecedor o prazo no valor de 5.000,00 duas contas serão movidas a conta de estoque(Alivo, pois essa matéria-prima passa a ser patrimônio da empresa) e a conta dos fornecedores. Conta do passivo, pois a empresa assume uma obrigação financeira com o fornecedor.

Se a conta do estoque(Ativo patrimônio) aumenta, então deve ser debitada, e se a conta dos fornecedores, passivo divida aumenta, deve ser debitada vemos os razonetes e partida devolvida em funcionamento.

Na muitos tipos de lançamentos, dependendo das operações da empresa e preciso prática para se acostumar pelo menos com os mais frequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com