TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilização do intermediário

Seminário: Contabilização do intermediário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2014  •  Seminário  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Princípios da Contabilidade

Disciplina: Contabilidade intermediária

Prof(a): Ms. André Chiele

Acadêmica: Dos Santos

Caxias do Sul – RS

Agosto /2012

Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

O Conselho Federal de Contabilidade, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:

a.) Princípio da Entidade

O patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios, acionistas ou proprietário individual. A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas. Exemplo: Não deve registrar com desp. da empresa a conta de telefone particular do sócio.

b.) Princípio da Continuidade

Pressupõe a continuidade indefinida das atividades operacionais de uma entidade até que hajam evidências ou indícios muito fortes em contrário. Por consequência, como as demonstrações financeiras são estáticas não podem e não devem ser desvinculadas de períodos anteriores e subsequentes. Exemplo:

c.) Principio da oportunidade

Refere-se simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Reconhecimento imediato de ativos e passivos nos registros contábeis. Exemplo: férias, 13º salario, contingências, etc.

d.) Princípio do Registro pelo Valor original

Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade. Exemplo: o contador Sr. André deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa Y, na data de sua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que seus usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas em geral.

e.) Princípio da Atualização Monetária

Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais, o objetivo é, o de eliminar das demonstrações financeiras da entidade as distorções causadas pela desvalorização da moeda. Exemplo:

f.) Princípio da Competência

As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com