TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Historico

Artigos Científicos: Contexto Historico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

OURO PRETO (MG)

Ouro Preto surgiu com nome de Vila Rica, como resultado da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVIII, principalmente pelos portugueses e paulistas, conhecidos como bandeirantes. Ouro Preto torna-se a capital de Minas até 1897. Patrimônio Histórico Mundial representa inquestionavelmente a síntese da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história, mas pelas riquezas do acervo cultural que preservou.

No período colonial, não havia uma preocupação especial para a educação, pois o trabalho era mais voltado a serviços braçais, executados pelos escravos, a riqueza da região mineradora intensificou uma nova classe social, composta por escultores, artesões, pintores, poetas, advogados, marceneiros e músicos.

Em 1803, D. João VI, recomendava o emprego de meios para o estabelecimento de escolas semelhantes às da Alemanha. Essas escolas e os projetos ficaram somente no papel, talvez pelo receio delas virem proporcionar aos colonos meios de adquirirem progresso e cultura, o que não convinha aos governantes da Colônia. Com a alteração da Assembleia Constituinte, todas as iniciativas sobre o ensino não tiveram prosseguimento. Mesmo a Constituição do Império, adotada em 1825, somente tratou de maneira muito vaga sobre a criação de colégios e universidades. Notava-se, porém, a existência de um desejo geral de melhoria da instrução pública nacional. Em 10 de dezembro de 1830, em sessão do Conselho Geral da Província de Minas Gerais, o Cônego Antônio José Ribeiro Bhering propôs a criação, no lugar em que o Conselho julgasse mais conveniente, de um curso com as cadeiras de mineralogia, agricultura e metalurgia, para que obtivesse um progresso monetário. Após 44 anos vem a ser instalado com a denominação da Escola de Minas.

O ensino era mais voltado nos cursos de mineralogia e à metalurgia, contudo era uma forma de ocupar os cargos que haviam necessidade na cidade de Ouro Preto.

A Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), primeira do segmento da América Latina, Fundada em 04 de abril de 1839, a Escola de Farmácia surgiu no contexto das mudanças que ocorriam na sociedade brasileira da primeira metade do século XIX. Ela foi criada com o intuito de regularizar as práticas de medicina popular, as famosas boticas.

A criação da mesma gerou a ampliação de outros cursos, contribuindo para o interesse dos estudantes de todo território nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com