TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Historico

Exames: Contexto Historico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE SE INTRODIZIU

O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como um processo acumulativo nos setores social econômico político e religioso. Apesar de ter iniciado nos anos 20, só tomou impulso na década seguinte. Com a economia brasileira concentrada no cultivo do café, apenas favorecia a expansão de poucos estados: São Paulo e Minas Gerais. Foi assim definida como "um organismo social onde se preconiza os interesses da burguesia".

Com o aparecimento da República e um novo sistema político, houve um favorecimento detentor da camada social política, que permaneceu até a 1o República e influiu com a constituição de 1891.Deram-se uma autonomia aos estados SP e MG no campo de interesses econômico e político. Estes se mantiveram na liderança durante toda a 1o República.

Mesmo com a passagem do sistema agrário para o sistema industrial na década de 20 no BR, a etapa decisiva de industrialização só ocorreu de pois da II guerra mundial. Ele encontrou vários obstáculos, como o ruralismo. Mas por trás dos interesses agrícolas encobria-se a permanência pela da economia exportadora, considerada a verdadeira produtora de riqueza mantenedora nacional.

Com a crise econômica-financeira algumas medidas foram tomadas como a criação do órgão saneador da circulação monetária. No governo de Washington Luis, realizou-se uma reforma na política econômica-financeira do País, no sentido de evitar a baixa do cambio.

Fenômenos a ser destacados: o processo imigratório desenvolvido desde a abolição da escravatura, A urbanização e a Questão social no País, que foi um resultado péssimo desenvolvimento que o nosso país obteve. Nesta questão social vão se definir o elementos da crise social, o problema da falta de compreensão da questão operária pelos órgão públicos.

O Brasil Participante no Tratado de Versalhes estava bastante atrasado, não avia mentalidade dos nossos operários.A situação de alheamento das massas contribuía para a permanência do domínio da oligarquia dirigente.

Com a Revolução de 30, Getúlio Vargas trousse transferência de poder administrativo que gerou uma forte liderança presidencialista. A Revolução Getulista encontrou uma favorável clima para uma legislação que já vinha se arrastando no ministério do trabalho, industria e comercio. Com isto a questão social passou a ser considerada não mais como um problema político mais como uma responsabilidade de um órgão oficial.

Uma constituição apresentada em 1933 `a Assembléia Constituinte introduziu algumas inovações de importância, pois demonstrava a emergência do debate sobre a questão social. O parágrafo 1o era constituído de oito itens de proteção social, como: salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas, proibição de trabalho de menores de 14 anos, repouso semanal obrigatório, etc, o que hoje já nos é garantido por lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com