TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo de umidade

Seminário: Conteúdo de umidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Teor de umidade

Primeiramente, pesou-se a tara de duas cápsulas, e em seguida foi colocado uma pequena quantidade do solo em cada cápsula. Após este procedimento, pesou-se cada cápsula com as amostras de solo, e por último levou-as para a estufa, com a finalidade de obter a umidade do solo.

Depois de 24 horas na estufa, as amostras foram pesadas novamente. Com a diferença dos pesos obtidos, é possível calcular o peso da água existente no solo e, consequentemente, o teor de umidade.

2.2.2 Calibração do Picnômetro com água

Primeiramente, encheu-se o picnômetro de água na linha abaixo do menisco e em seguida levou-a até o banho-maria para atingir 50°C, etapa controlada com um termômetro. Quando a amostra atingiu 48ºC foi retirada do banho-maria, então adiciou-se água até alcançar o menisco e logo em seguida a amostra foi pesada.

Finalizada esta etapa, o picnômetro contendo água foi levado para um almofariz grande com água gelada, com o objetivo de resfriar a água e pesá-la novamente. Depois da temperatura cair 3°C e atingir 45ºC a água foi retirada do resfriamento, e então adicionou-se mais água até alcançar o menisco. Em seguida pesou-se novamente o picnômetro. Esta etapa foi repetida 7 vezes.

Por último, com os resultados obtidos foi possível fazer a calibração do picnômetro ou balão volumétrico nº 3 apenas com água.

2.2.3 Calibração do Picnômetro como solo

Primeiramente, separou-se 70g do solo em estudo e misturou-o com água no béquer (500 ml). Depois, a mistura foi depositada no copo dispersor, (sempre tomando as devidas precauções para não ocorrer a perda de solo) onde permaneceu por 5 minutos.

Em seguida, a amostra foi transferida para o picnômetro (nº 4) com o auxilio de um funil de vidro e da pisseta e levada até o banho-maria até atingir 50°C, etapa controlada com um termômetro. Quando a amostra atingiu 48ºC foi retirada do banho-maria, então adiciou-se água até alcançar o menisco e logo em seguida a amostra foi pesada.

Concluída esta etapa, o picnômetro contendo água foi levado para um almofariz grande com água gelada, com o objetivo de resfriar a água e pesá-la novamente. Depois da temperatura cair 10°C e atingir 39ºC a água foi retirada do resfriamento, e então adicionou-se mais água até alcançar o menisco. Em seguida pesou-se novamente o picnômetro. Esta etapa foi repetida 5 vezes.

Por último, com os resultados o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com